Nesta segunda-feira (29), dias após a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) completar 75 anos de fundação, o agrônomo Alexandre Andrade Lima será reconduzido à presidência da entidade junto com a sua diretoria em um processo eleitoral por aclamação. A posse festiva será realizada após a eleição e contará com a presente de secretários de Estado, políticos e por dirigentes do setor canavieiro do Nordeste. O Palácio do Governo já confirmou presença. Os secretários Milton Mota, da Casa Civil, e Aloísio Lessa, de Ciência e Tecnologia representarão o governador Paulo Câmara.
O deputado Henrique Filho, acompanhado o ex-parlamentar Henrique Queiroz também participarão. Uma comitiva de lideranças do setor canavieiro nordestino virá do Rio Grande do Norte, Alagoas e da Paraíba para acompanhar a posse de Alexandre, que será o presidente com mais mandatos seguidos nos 75 anos da AFCP. Será seu quinto mantado, cada um com três anos de duração. O paraibano José Inácio, presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), também confirmou presença, como também Bráulio Gomes, presidente da Associação Plantadores de Cana do RN, e Fernando Rossi, presidente da Cooperativa de Crédito de Canavieiros Alagoanos. E ainda Pio Guerra, presidente da Federação dos Agricultores de PE (Feape), e Gerson Carneiro Leão, presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana no Estado.
A longevidade da gestão de Alexandre e sua diretoria se explica pela competência, trabalho, transparência e bons resultados no período. No primeiro mantado, criou a cooperativa da AFCP que iniciou com a comercializando de insumos para canaviais, ampliando depois para o arrendamento e reabertura da antiga Cruangi, sendo hoje a usina do estado com melhor eficiente e produtividade. Em outras gestões, conseguiu subvenções federais para o canavieiro enfrentar os longos e difíceis problemas com a seca, entre outras iniciativas para o setor.
Depois que assumiu a presidência da AFCP, liderou ainda por várias gestões a União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), período onde a subvenção foi garantida para todos os canavieiros da região. Atualmente, Alexandre ainda preside a Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), onde no mês passado foi reconduzido ao 2º mandato por consenso, assim como ocorreu quando comandou a Unida, e agora pela quinta vez seguida na presidência da AFCP. Também preside a cooperativa responsável pela usina Coaf/Cruangi. E, em janeiro último, foi nomeado pela ministra de Agricultura Tereza Cristina, presidente da Câmara Setorial do Açúcar e Etanol da referida pasta.
Nova diretoria da AFCP
Além de Alexandre encabeçando a chapa para o comando da AFCP nos próximos três anos, Paulo Giovanni está como 1º vice-presidente e Fábio Luiz de Lira Carneiro Filho como 2º vice-presidente. A diretoria executiva ainda conta com Felipe Neri na 1ª secretaria e Marcionilo Pedrosa Costa na 2ª secretaria. A tesouraria continua à cargo de Damião Pereira e Ivaldo Alvim na vice. Os titulares do conselho fiscal serão Jorge Luiz de Borba Campos, Bartolomeu Guedes Alcoforado e Luiz Otávio de Araújo Oliveira Coutinho. Na suplência, Virgílio Pacífico, Emílio Celso Acioli e Jaime Silva.