Gripe, Covid ou dengue? Como interpretar os sintomas? - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Gripe, Covid ou dengue? Como interpretar os sintomas?

Revista algomais

Da Algomais Saúde

Em tempos de pandemias, sintomas gripais viraram um tormento na vida de muitos, com questionamentos sobre qual a doença que os acometeu: dengue, Covid ou gripe. Pois bem, o infectologista Evandro Castro, do Hospital Jayme da Fonte, dá algumas dicas sobre como identificar, mas alerta sobre a importância de sempre procurar um especialista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Agenda TGI

Dengue – Infecção transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, acarreta febre alta (geralmente no começo), vermelhidão no corpo, enjoo, dores de cabeça, nos músculos, articulações e ao redor dos olhos. Costuma durar de quatro a 10 dias.

Covid-19 – Provocada pelo coronavírus Sars-CoV-2 – que tem desenvolvido variantes – surgiu apresentando tosse seca, febre, cansaço, dificuldade respiratória, perda de olfato e de paladar. Com as mutações do vírus, por exemplo, há relatos de diarreia e calafrios, espirros, no caso da variante ômicron. O período de incubação é de dois a três dias, com recuperação em até sete dias.

Gripe – Causada pelo vírus da Influenza, conta com uma eficiente vacina (disponível na rede pública e privada). Após os sintomas – tosse persistente, febre, dor de cabeça, mal- -estar e cansaço; algumas vezes, nariz entupido e coriza – dura até 10 dias, sendo seu período de incubação de um a quatro dias.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon