Da Algomais Saúde
Em tempos de pandemias, sintomas gripais viraram um tormento na vida de muitos, com questionamentos sobre qual a doença que os acometeu: dengue, Covid ou gripe. Pois bem, o infectologista Evandro Castro, do Hospital Jayme da Fonte, dá algumas dicas sobre como identificar, mas alerta sobre a importância de sempre procurar um especialista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Dengue – Infecção transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, acarreta febre alta (geralmente no começo), vermelhidão no corpo, enjoo, dores de cabeça, nos músculos, articulações e ao redor dos olhos. Costuma durar de quatro a 10 dias.
Covid-19 – Provocada pelo coronavírus Sars-CoV-2 – que tem desenvolvido variantes – surgiu apresentando tosse seca, febre, cansaço, dificuldade respiratória, perda de olfato e de paladar. Com as mutações do vírus, por exemplo, há relatos de diarreia e calafrios, espirros, no caso da variante ômicron. O período de incubação é de dois a três dias, com recuperação em até sete dias.
Gripe – Causada pelo vírus da Influenza, conta com uma eficiente vacina (disponível na rede pública e privada). Após os sintomas – tosse persistente, febre, dor de cabeça, mal- -estar e cansaço; algumas vezes, nariz entupido e coriza – dura até 10 dias, sendo seu período de incubação de um a quatro dias.