Hábitos saudáveis ajudam no combate ao colesterol - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Hábitos saudáveis ajudam no combate ao colesterol

Revista algomais

Nesta segunda (08), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.  A data foi estabelecida como forma de conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares

Considerado uma substância gordurosa, o colesterol desempenha diversas funções essenciais à boa saúde. Ele é componente estrutural das membranas celulares, é precursor da Vitamina D, importante para o bom funcionamento cerebral e cognitivo e é necessário para a produção de hormônios. A maior parte deste colesterol é produzido pelo nosso organismo, a outra porção menor vem da alimentação. No entanto, seu excesso no sangue é prejudicial ao organismo, favorecendo doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e infartos.

Agenda TGI

Nesta segunda-feira (08), comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A data foi estabelecida como forma de conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares - que são a principal causa de morte em todo mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).  Existem dois tipos de colesterol: O HDL ou chamado de colesterol bom - uma lipoproteína de alta densidade que carrega o colesterol das artérias para o fígado, onde é eliminado - e o LDL, considerado o colesterol “ruim”. Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado colesterol ruim porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.

Mas como prevenir problemas com colesterol alto? Sedentarismo, diabetes, idade avançada, obesidade ou tendências genéticas podem contribuir para o colesterol elevado. Com a pandemia, muitas pessoas deixaram de lado os hábitos saudáveis, aumentando os casos de inatividade em mais de 50% durante o isolamento, afirma um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP). A longo prazo, o resultado seria um aumento de 200 mil mortes por doenças cardiovasculares.  De acordo com a nutricionista e docente do Centro Universitário dos Guararapes, Alyne Nunes, é preciso se atentar à alimentação. “Cerca de 30% do colesterol do corpo é proveniente da alimentação. As gorduras, principalmente as saturadas, que estão presentes em alimentos de origem animal, podem contribuir para elevar esse tipo de gordura, além de provocar outros malefícios como hipertensão, insônia, anemia, mau funcionamento do sistema imunológico”.

É muito importante conhecer os alimentos e seus nutrientes para fazer as escolhas certas, inclusive dos diferentes tipos de gorduras, priorizando as ditas gorduras saudáveis. “Alimentos como peixes, carnes magras, laticínios desnatados, leguminosas, ovo, massas integrais e óleos vegetais insaturados como azeite e óleo de girassol, devem ser priorizados na alimentação. Mas é muito importante lembrar que o consumo desses alimentos deve ser moderado”, ressalta a nutricionista. Além dos hábitos saudáveis, para controlar e manter o colesterol bom e a saúde em dia, é importante realizar exames regulares.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon