HCP inaugura Edifício Governador Eduardo Campos

O novo edifício aumentará em 30% a capacidade de atendimento

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) inaugura hoje (1º de setembro) o Edifício Governador Eduardo Campos, prédio anexo à instituição restaurado após incêndio de parte das instalações elétricas ocorrido em 2014. O HCP já havia inaugurado o pavimento térreo, onde funciona o Centro de Quimioterapia, desde 2019. Com a finalização da obra, a capacidade de atendimento do hospital aumentará em 30%, além de proporcionar melhor estrutura e qualidade ao atendimento.

O nome do edifício é uma homenagem ao ex-governador de Pernambuco, que tinha grande estima pela instituição, contribuindo com a requalificação de diversas áreas do hospital durante a sua gestão. O prédio, com 8.890m², é composto por cinco pavimentos: no térreo, permanece o Centro de Quimioterapia, a oncologia clínica, a sala de transfusão ambulatorial e a central de esterilização. No primeiro andar, funcionará o Centro de Transplante de Medula Óssea – CTMO, com 10 leitos. No segundo andar, a enfermaria de onco-hematologia, com 33 leitos, 13 a mais do que tinha anteriormente. No terceiro andar, 20 leitos de UTI, sendo 14 leitos clínicos e seis cirúrgicos. No quarto e último andar, um novo centro cirúrgico com 11 salas, quatro a mais do que tinha anteriormente, e mais 12 leitos de recuperação e 05 de indução anestésica. 

“A conclusão da obra era um sonho de todos que fazem o HCP, em especial dos nossos pacientes e, principalmente, daqueles que estão chegando e esperam receber um atendimento especializado para passar pelo tratamento. Com certeza, essa inauguração é uma conquista para toda a sociedade”, destaca o dr. Hélio Fônseca, superintendente geral da instituição.

Por ser uma instituição filantrópica, a recuperação só foi possível mediante captação de recursos, viabilizadas por diversas frentes. “A sociedade tem uma importante participação nessa conquista.  A instituição é mantida com o apoio de incentivos governamentais e de doações de pessoas físicas e jurídicas, e não foi diferente nessa requalificação. Foram mais de R$ 8 milhões investidos nessa obra, provenientes de empréstimos realizados pela Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC), entidade administradora do HCP; emendas parlamentares federais e estaduais; a concessão de subvenção social por parte do governo do estado; os incentivos governamentais, a exemplo de recursos captados através de projetos submetidos aos Fundos Municipais e Estaduais; e claro, as doações recorrentes de toda a população”, explica o presidente do Conselho de Administração da SPCC, Ricardo de Almeida.

Os novos espaços vão atender à crescente demanda por tratamento especializado em oncologia no estado. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados cerca de 625 mil novos casos de câncer neste ano no Brasil, sendo mais de 136 mil no Nordeste e 22.530 novos casos em Pernambuco.  Atualmente o HCP é responsável pelo tratamento oncológico de mais de 50% de todos os pacientes com câncer atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. Mensalmente são realizadas na instituição 18.714 consultas, 4.918 quimioterapias, 597 procedimentos cirúrgicos e 221 radioterapias, de acordo com dados do DATASUS/ MS, janeiro a junho /2022.

Inauguração Edifício Governador Eduardo Campos do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP)

Quando: 01 de setembro (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) – área externa

Imprensa: (81) 3217.8153/99541.3759

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon