Empresa fortalece soberania nacional em medicamentos e projeta produção 100% brasileira até 2027. Foto: Ascom/Hemobrás
A Hemobrás, estatal vinculada ao Ministério da Saúde, comemora 20 anos de trajetória com marcos significativos para a saúde pública brasileira. Reconhecida como a única indústria farmacêutica do país com o título de Empresa Estratégica de Defesa, a instituição já distribuiu mais de 1,9 milhão de frascos de hemoderivados e 7,2 bilhões de unidades internacionais de medicamentos recombinantes para o SUS. Em 2024, a estatal alcançou recordes na coleta de plasma excedente, atingindo 160,9 mil litros até outubro, com previsão de 200 mil litros até o final do ano, consolidando seu papel no Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).
Para marcar essa trajetória, a Hemobrás anunciou o lançamento do edital de seu quarto concurso público, ampliando o quadro de cerca de 700 colaboradores. Essa expansão é essencial para o avanço das duas principais linhas de produção da estatal: medicamentos derivados de plasma humano e produtos biotecnológicos recombinantes. “Temos muito orgulho da história da Hemobrás. A Empresa faz uma diferença real na vida de milhares de pessoas e é um agente ativo na luta pela democratização da saúde brasileira”, destacou Ana Paula Menezes, presidente da estatal.
Investimentos estratégicos garantem expansão
Instalada em Goiana, Pernambuco, a planta industrial da Hemobrás é um marco na produção nacional de medicamentos. Com 17 prédios distribuídos em 48 mil m², a estrutura está em fase de expansão para atender às demandas do Projeto Buriti e do Projeto Betinho, voltados à nacionalização de medicamentos recombinantes e hemoderivados, respectivamente. Em 2024, a estatal também foi contemplada com R$ 900 milhões do Novo PAC, destinados à conclusão da fábrica de hemoderivados e à ampliação da Hemorrede.
Serviço:
- Lançamento do edital do concurso público: dezembro de 2024.
- Mais informações: www.hemobras.gov.br.