Homem-Lixo Retorna Em Nova Campanha Com Humor E Crítica Ao Descarte Irregular No Recife - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Homem-Lixo retorna em nova campanha com humor e crítica ao descarte irregular no Recife

Criada pela Ampla, ação da Prefeitura reforça mensagem de educação ambiental com personagens irreverentes e linguagem cinematográfica

O personagem Homem-Lixo está de volta às telas e às ruas do Recife na nova fase da campanha de conscientização sobre descarte irregular de resíduos, desenvolvida pela Ampla para a Prefeitura do Recife. Com estreia neste mês, a ação de 2025 traz dois filmes com apelo cinematográfico, humor e situações absurdas para tratar de um problema recorrente: o impacto direto do lixo no sistema de drenagem urbana. Ao lado do icônico Homem-Lixo, surge o novo personagem Pinto-no-Lixo, que amplia a abordagem lúdica da campanha.

O filme “A Origem” apresenta o nascimento do Homem-Lixo, mostrando a transformação de um cidadão comum em símbolo da luta contra o lixo nas ruas. Ele se vê coberto por resíduos descartados por ele mesmo, num alerta sobre como a negligência com o lixo pode “voltar” para o cidadão na forma de alagamentos, entupimentos e doenças. Já o segundo filme introduz o Pinto-no-Lixo, uma ave desastrada que se diverte entre entulhos, provocando indignação no Homem-Lixo, agora convertido em guardião da ordem urbana.

A narrativa reforça uma mensagem de cidadania e responsabilidade coletiva. “O personagem Homem-Lixo nasceu em 2022 e, desde então, é protagonista em campanhas de conscientização sobre o descarte irregular de resíduos. Em 2024, foi premiado por sua criatividade e impacto social no Prêmio Profissionais do Ano (PPA). Nessa ação, ele volta mais forte, com narrativas que se conectam à população e mantêm viva discussões sobre cidadania, responsabilidade coletiva e respeito ao espaço urbano”, destaca Amanda Cardoso, coordenadora de Negócios da Ampla.

A campanha ganha desdobramentos em redes sociais, mídia externa, backbus, revistas e portais de notícias, buscando envolver diversos públicos com criatividade e bom humor. A urgência do tema se reforça com os números: mais de 22 mil toneladas de lixo foram retiradas dos canais do Recife até junho de 2025. A ação reforça que, apesar da atuação do poder público, cada cidadão tem um papel fundamental na preservação da cidade.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon