--> Homens e outros animais fabulosos - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Homens e outros animais fabulosos

Revista algomais

* Paulo Caldas
Produzido pela Editora Patuá, com projeto gráfico de Leonardo Mathias. São Paulo – 2018, “Homens e outros animais fabulosos” apresenta ao público mais uma obra singular saída da verve de João Paulo Parísio.

Este livro impõe a perfeita simbiose de notáveis elementos; a criatividade sublimada na narrativa reveladora de surpresa e impacto, passaporte que habilita o leitor a transitar no universo fabuloso imaginado pelo autor.

Agenda TGI

João Paulo Parísio através do narrador oculto, embora caminhe alguns momentos de braços com o narrador onisciente, conduz pela mão o leitor à ternura impressa em “Nêfelis”, fantástica personagem que possui melodia requintada em tom crescente.

O texto de “Homens e outros animais fabulosos”, em dosagens gradativas, conquista o leitor também com arsenal vocabular de amplo espectro, regido por mãos bordadeiras, quando em “Nêfelis”, por exemplo, dialoga em dialeto íntimo por trilhas onde habitam o mágico, o fantástico, maravilhoso, cumprimenta Luiz Berto, Ariano Suassuna, Gabriel Garcia Marques, além de Poe e Kafka, estes últimos alertados pelos olhos de escritor de Ronaldo Correia de Brito.

O mesmo clima está presente no alegórico “Boneca de pano”, conto fascinante visto pela nitidez dos detalhes certificadores, na exata textura entre tempo espaço, símiles estendidas, gestual e movimentação dos personagens em cena.

Em “O último ato do peixe” - cujo protagonista; um coxo sagaz, é o mentor no reino do caos - o autor costura a narrativa com linhas imaginárias, tricotando o vai e vem dos tempos verbais e os encantos da técnica do anticlímax. Com sutileza os escritos despertam coisas de antanho, palavras póstumas adormecidas no baú do esquecimento (velocípede, invólucro, galhardia, empedernido) e usando da mesma sapiência, concebe neologismos (viuvórfãs), nuances reveladoras do bem escrever.

*Paulo Caldas é escritor

 

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon