Hospital de Referência à Covid Boa Viagem cria programa de residência médica

Pela primeira vez o Hospital de Referência à Covid Unidade Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, oferece o programa de Residência Médica em Terapia Intensiva. Foram disponibilizadas 4 vagas para residentes, em uma proposta inovadora com foco na formação beira leito e capacitação em gestão e pesquisa científica, além de amplas discussões práticas.
Nesta terça-feira (01) o hospital recebeu os residentes para a apresentação da instituição, com a presença dos diretores e coordenadores do programa. Na ocasião, o diretor geral do hospital, o oncologista Iran Costa, destacou que em hospitais com residência médica a excelência avança de forma decisiva. “Residência Médica é um local de aprendizado mútuo: ensina o residente e aprende com ele. Residente é muito mais questionador, busca aprofundar questões”, afirmou.
O médico intensivista Everton Abreu, concorda: “Os residentes podem ajudar o hospital a ser melhor na assistência aos pacientes, no conhecimento técnico e científico. Os ganhos são recíprocos, uma vez que temos também preceptores exclusivos para oferecer suporte nas atividades teóricas. Aqui, o residente será treinado em gestão, terá experiência com broncoscopia e outras ferramentas. Nossa pretensão é ser a melhor residência do estado.”
Desde o início do funcionamento, em 15 de abril de 2020, o hospital já recebeu mais de 11 mil pacientes e realizou mais de 7 mil altas. A entidade possui 1.503 funcionários ativos, treinou cerca de 16 mil profissionais com mais de mil temas de treinamentos e realizou quase 876 mil exames laboratoriais. É uma referência no tratamento da covid no estado e agora, com o programa, dá mais um passo de crescimento e relevância para a população.
Ruan Silva Sá tem 26 anos e é um dos residentes inscritos no hospital. Ele é plantonista na casa e acompanha a equipe desde o início. Juan destacou a vontade das pessoas de oferecer o melhor serviço, desde a formação dos colaboradores: “São pessoas que querem fazer isso funcionar muito bem e vão ter um cuidado muito grande conosco do ponto de vista de formação, e no geral também.” Igualmente inscrita no programa, Déborah de Albuquerque, de 26 anos, falou sobre a expectativa que tem com a residência: “Espero que seja inovadora, diferente das muitas residências engessadas existentes”.
Segundo o coordenador da residência, o médico Manoel Alves, a presença do residente em uma instituição de saúde estimula todos a estudar ainda mais. “É um olho a mais sobre o paciente, então os cuidados também tendem a melhorar.” Manoel Alves ressalta que o programa foi baseado na nova resolução do Ministério da Educação (MEC) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), a qual formatou a residência da terapia intensiva com o acesso direto, o qual traz o primeiro ano como um ano voltado para áreas básicas correlacionadas à UTI, para então o residente adentrar nas unidades de terapia intensiva.
Outro destaque do programa no hospital de Referência à Covid é o enfoque na gestão, pelo entendimento de que o intensivista precisa dessa capacitação para momentos em for gerir equipes, estar em cargos de liderança, e realizar a gestão da própria carreira.

SERVIÇO:
Hospital de Referência à Covid 19 Unidade Boa Viagem
Endereço: Av Visconde de Jequitinhonha 1144, Boa Viagem, Recife/ PE. Cep 51.030-020.
Contato: Cynthia Ventura (Assessora de Imprensa) – (81)9.9611-8767.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon