I Fresta Festival Celebra O Cinema Analógico Com 65 Filmes No Recife - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
I Fresta Festival celebra o cinema analógico com 65 filmes no Recife

Revista Algomais

Evento reúne mostras competitivas, homenagens e oficinas gratuitas no Cinema São Luiz e no Cinema do Museu

O Recife se prepara para receber a primeira edição do Fresta – Festival Internacional de Cinema Analógico de Pernambuco, entre os dias 27 e 31 de agosto, no Cinema São Luiz e no Cinema do Museu (Fundaj). Dedicado exclusivamente à película, o festival exibe 65 produções em super 8, 16mm e 35mm, divididas em mostras especiais e competitivas nacionais e internacionais. Além das sessões, a programação inclui debates e oficinas voltadas à preservação e produção audiovisual.

Um dos pontos altos da estreia será a homenagem ao cineasta e jornalista pernambucano Fernando Spencer, conhecido como o “cineasta das três bitolas”. Seus curtas “Vicente é o Galo” (1974) e “Estrelas de Celulóide” (1987) ganham sessão especial no Cinema do Museu. O festival também destaca cópias em 35mm de longas nacionais consagrados, como O Palhaço (2011), de Selton Mello, e Retratos Fantasmas (2023), de Kleber Mendonça Filho. Para os cinéfilos internacionais, a programação reserva uma mostra dedicada ao espanhol Ion de Sosa, com exibição de Leyenda Dorada (2019) e Mamántula (2023).

Encerrando a edição, o público terá acesso a uma sessão especial de obras do pernambucano Paulo Caldas. Pela primeira vez será exibida a cópia restaurada do curta Morte no Capibaribe (1983), acompanhada da projeção em 35mm de Deserto Feliz (2008). “O São Luiz é, atualmente, o único cinema de Recife que conta com um projetor 35mm funcionando. Queríamos aproveitar essa oportunidade para mostrar ao público tanto clássicos do nosso cinema quanto produções em curta que tiveram uma boa trajetória, mas que as novas gerações talvez nunca tenham tido acesso”, comenta Douglas Henrique, diretor do festival.

As atividades formativas incluem oficinas de preservação audiovisual, ministradas pela pesquisadora e curadora Lila Foster, e de produção em película com o cineasta Ander Beça. Os ingressos para todas as sessões são gratuitos e podem ser retirados via Sympla. Já as inscrições para oficinas estão disponíveis no site oficial do evento.

Serviço
📍 I Fresta – Festival Internacional de Cinema Analógico de Pernambuco
🗓 27 a 31 de agosto
🎥 Cinema São Luiz e Cinema do Museu (Fundaj), Recife
🎟 Ingressos gratuitos via Sympla
🔗 Programação completa em frestafestival.com

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon