Os dados consolidados do PIB, publicados nesta semana pelo IBGE, apontaram que Pernambuco esteve entre os Estados que menos cresceu em 2021. Enquanto a média nacional foi de 4,8%, os dados do Estado apresentaram uma elevação de apenas 3%, ficando na 24ª posição no País. No Nordeste, a média foi de 4,3%.
PANDEMIA
Os números são de crescimento, pois são comparados ao ano do auge da pandemia, quando o PIB pernambucano tinha encolhido 4,1%, igual ao do Nordeste. No mesmo ano, o PIB nacional apresentou um resultado negativo de 3%.
O relatório revelou que o desempenho da economia Pernambucano em 2021 ainda não superou o alcançado em 2019, último ano antes da chegada da Covid-19 ao Brasil. Os dados do IBGE apontam que o Estado teve em 2021 um percentual relativo à 98,7% do PIB alcançado dois anos antes. Apenas a Bahia esteve numa situação pior (com 98,5% do PIB de 2019). Completando o trio dos piores esteve o Ceará, com desempenho muito parecido ao pernambucano (98,8% do PIB pré-pandemia).
SETOR
Quando observamos os dados setoriais, o desempenho da indústria (-2,9%) foi o destaque negativo em Pernambuco. Os serviços apresentou um avanço de 4,4%, enquanto a agropecuária obteve um crescimento de 3,9%. Apenas a agropecuária conseguiu ter um desempenho acima da média brasileira e da região em 2021.