A busca por informações sobre as igrejas tombadas em Pernambuco sempre se caracterizou de forma difícil, ambígua e duplicada. Existem barreiras que dificultam o acesso às informações das edificações tombadas pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), principalmente na cidade do Recife. O arquiteto e fotógrafo André Martins lança o site Acesse Igrejas (www.acesseigrejas.com), que contempla 15 igrejas do Recife com o objetivo de valorizar o patrimônio arquitetônico histórico e a pesquisa através da internet.
O site, que tem o compromisso com a arquitetura e patrimônio, além de fotografias, conta com informações das construções históricas e seus elementos. As igrejas guardam histórias e estilos artísticos, como o Barroco e arte sacra. Ao todo, o Iphan tem 63 patrimônios tombados no Estado de Pernambuco. O projeto foi realizado através de um trabalho de pesquisa intenso. “Tive a acesso a documentos, plantas, projetos feitos a mão em 1942, projetos com mais de 60 anos.”, destaca André Martins.
Com mais de duas mil fotografias capturadas durante todo o processo, o Acesse Igrejas documenta esses ambientes arquitetônicos. Com relação ao conteúdo fotográfico, o recorte padrão são as fachadas, naves (o saguão principal das igrejas), altares, coros, além das obras de artes. Durante o processo de captação de imagens, André precisou lidar com restrições. “Em Algumas igrejas existem proibições do uso do flash por conta da preservação das obras, pois causam danos, além de restrições de acesso por conta de riscos de desabamento ou obras”. Com relação às informações, a fonte de pesquisa é do Iphan.
Através de imagens e da informação é possível explorar o universo das igrejas presentes na cidade do Recife e estimular o espectador/usuário a visitação do patrimônio. A proposta do site é alcançar estudantes de arquitetura, história, arqueologia, profissionais das áreas citadas, professores, pessoas interessadas em arte sacra e curiosos. O site conta também com um glossário dos elementos arquitetônicos das igrejas. Centralizar as informações estimula também um aquecimento do setor de turismo e lazer, enriquecendo a história local do Recife e divulgando ainda mais os pontos turísticos da cidade.
“Quando se conhece a história do monumento, do patrimônio, geralmente as pessoas dão mais valor, elas entendem a importância do equipamento para a cidade. A falta de informação a respeito acarreta a desvalorização destas construções históricas e seus elementos, comprometendo a guarda e preservação do patrimônio. Através do site, o recifense vai poder experimentar o sentimento de pertencimento do patrimônio histórico da cidade e da valorização. O acesso ao material fotográfico está disponível de certa forma como domínio público, então o Iphan, a Arquidiocese, a Prefeitura do Recife ou entidades podem fazer uso”, explica André.
O projeto Acesse Igrejas conta com incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e com o apoio institucional do Iphan. O site inicialmente contempla igrejas do Recife, mas tem a proposta de estender às igrejas da Região Metropolitana e de outras cidades.
Sobre André Martins
André Martins é arquiteto e urbanista, fotógrafo e designer. Com mais de 7 anos de experiência na área de comunicação empresarial pela Petrobras, foi responsável pela composição do banco de imagens do empreendimento, realizou a catalogação de mais de 22 mil imagens, fiscalizou e elaborou contratos de fotografia e filmagem e outros processos de comunicação corporativa entre os anos de 2008 e 2016. Como fotógrafo, já superou a marca de 200 mil cliques, com destaque na atuação em fotografia arquitetônica, industrial e construção. Conquistou premiações na SBBA (Sociedade Brasileira de Belas Artes do Rio de Janeiro) e Internacionais (MONOCHROME AWARDS, premio internacional de fotografia monocromática, Inglaterra – 2016), já participou de exposições fotográficas individuais e coletivas. Possui e desenvolve projetos autorais no campo da fotografia e audiovisual. Atualmente, além dos projetos, trabalha na área educacional, como instrutor do curso técnico Rádio TV no SENAC. Faz uso da sua experiência em comunicação empresarial para assessoria na área de branding e mídias sociais na Região Metropolitana do Recife.