II Festival de Ópera de Pernambuco finaliza hoje

Depois quatro lançamentos semanais desde o dia 1º de junho, o II Festival de Ópera de Pernambuco (FOPE) virtual encerra hoje (29), o mês e esta edição com o lançamento de Così fan Tutte, uma das óperas mais famosas de Mozart, o grande homenageado de 2021. Em dezembro serão celebrados os 230 anos de sua morte e, por isso, o compositor austríaco está sendo lembrado em todo o mundo este ano.

O II FOPE entrou no ar com As bodas de Fígaro em formato de gala lírica. Esta segunda edição online trouxe para o público amante da música clássica e do canto lírico cinco das mais famosas óperas do emblemático compositor. Todas elas com produção detalhada e performance de artistas pernambucanos. Todos os vídeos ficarão disponíveis ao público no canal do projeto (https://linktr.ee/festivaldeoperadepernambuco).

Viabilizado graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc e por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, o II Festival de Ópera de Pernambuco é uma realização da Gárgula Produções, juntamente com a Academia de Ópera e Repertório da UFPE (AOR) e Sinfonieta UFPE, grupos de extensão da UFPE criados em 2016 pelo maestro Wendell Kettle, também professor do Departamento de Música da UFPE e Diretor Artístico do festival.

O regente Wendell Kettle afirma que o festival superou todas as expectativas. “Foi nossa primeira vez no formato virtual e não esperávamos tanto sucesso, com um alcance impressionante. Estamos muito felizes, com o senso do dever cumprido e mesmo emocionados”.

Para Jéssica Soares, produtora cultural, diretora executiva do evento, o retorno do público e os números são muito positivos, uma vez que neste mês de lançamentos a procura e o engajamento foram crescendo a cada semana. “Foi uma produção muito intensa e bastante trabalhosa, já que os decretos do Governo por causa da pandemia interromperam algumas vezes a produção”, conta a também cantora lírica. “Mas estamos muito contentes, porque apesar destas dificuldades impostas pelo momento que passamos, pudemos constatar o grande interesse das pessoas”.

Hoje também será realizado, ao vivo, no canal do festival, o sorteio de livros e de aulas de canto, (popular/erudito). Tudo a partir de parcerias firmadas com as Livrarias “Musimed” e “Imperatriz”, e com os professores-cantores integrantes da Academia de Ópera de Pernambuco da UFPE.

Para o encerramento, com Così fan Tutte, Jéssica promete uma apresentação memorável, com a participação da orquestra (Sinfonieta da UFPE), figurinos, cenário e tudo que uma ópera reúne e oferece a seu público. O canal do festival (https://linktr.ee/festivaldeoperadepernambuco) conta hoje, um mês depois de criado, com 777 seguidores, e Instagram 1705.

Fizeram parte ainda da equipe de direção o cenógrafo e figurinista Marcondes Lima, que assinou a Direção de Artes Visuais, e a Jéssica Soares,

A Associação Comercial de Pernambuco (ACP) nesta edição foi das principais parceiras, disponibilizando o belo “Palácio do Comércio”, sediado no Marco Zero, para as gravações de todo o festival.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon