O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco começou 2021 com um cenário de estabilidade, segundo o último dado revelado pela Fiepe. A variação de apenas 0,1 ponto elevou o resultado da pesquisa para o patamar de 59 pontos. Acima da média de 50 pontos, o quadro atual indica que os empresários estão confiantes e buscam retomar o cenário que viviam antes do início da pandemia.
É importante destacar que apesar da leve alta e do crescimento constante nos últimos meses do indicador, essa pesquisa não captou ainda um dos itens mais relevantes do início de 2021 que foi o começo da campanha de vacinação no País. "O nosso ICEI de janeiro ainda não captou a chegada da vacina, porque a coleta para a elaboração da pesquisa foi feita antes da vacinação da primeira brasileira. No entanto, podemos dizer que a chegada da vacina pode, sim, elevar a confiança do empresário porque gera uma expectativa. Se pegarmos o ICEI atual, especificamente no índice de expectativas, observamos que este índice é mais elevado do que o das condições atuais. Provavelmente, o ICEI de fevereiro pode ser maior por conta da chegada da vacina e, com a chegada da imunização, as pessoas poderão se sentir mais confortáveis para consumir e, naturalmente, as indústrias vão produzir mais", afirmou o economista da Federação das Industriais do Estado de Pernambuco (FIEPE), Cézar Andrade.
Se a vacina não foi contabilizada, o fim do auxílio emergencial de forma abrupta foi um fator que gerou grande preocupação. "Sem dúvidas causa uma desconfiança nos empresários, porque são 20 milhões de pessoas que vão ficar desassistidas e que esse dinheiro vai deixar de circular na economia, logicamente alguns setores sentirão, como o de alimentos (que foi bastante beneficiado com a injeção desses recursos), porque a população vai consumir menos, impactando no comércio e na indústria", declarou Cézar.
Apesar da sequência de altas, o indicador ainda é um pouco inferior ao período antes a pandemia. Em fevereiro de 2020, o índice estava em 62,3 pontos.
.
.
Marconi Muzzio assume presidência do Porto do Recife
O Porto do Recife está com uma nova gestão. O ancoradouro passa a operar sob o comando de Marconi Muzzio, analista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ex-secretário de Administração da Prefeitura do Recife.
Em 2013, Muzzio assumiu a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas do Recife, depois a Chefia de Gabinete do Prefeito em 2017 e voltou à Administração em 2019, ano em que foi designado membro do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social. O novo presidente assume com o desafio de ampliar os projetos estruturadores do terminal e consolidar Pernambuco como centro logístico na movimentação de cargas do Nordeste.
.
.
Programa de Estágio inclusivo e digitalizado da TIM tem 60% de pessoas negras entre as selecionadas
A TIM superou a meta de preencher metade das vagas de seu novo Programa de Estágio com pessoas negras: 64,8% dos 159 escolhidos para ingressar na empresa agora em janeiro se autodeclararam pretos ou pardos. Em um processo realizado 100% online, com quase 12 mil inscritos, foram também contratados estudantes com idades mais avançadas, grupo usualmente preterido em seleções de estágio. No Nordeste, Pernambuco foi recordista de candidatos selecionados.
.
.
Número de trabalhadores em home office diminui em novembro de 2020 - De acordo com o Ipea, o percentual de profissionais em home office se manteve em queda em novembro, chegando a 7,3 milhões de pessoas trabalhando remotamente. Isso representou uma redução de 260 mil pessoas em relação ao mês anterior.