Indústria pernambucana liderou crescimento, com alta de 8,8% em fevereiro - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Indústria pernambucana liderou crescimento, com alta de 8,8% em fevereiro

Revista algomais

A produção industrial pernambucana teve um aumento de 8,8% em fevereiro em relação ao mês anterior, sendo o melhor resultado entre as 15 localidades que contam com o indicador da Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM-Regional). Enquanto isso, o Brasil registrou uma queda próxima à estabilidade, com -0,2%.

Conforme explicado pela gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita, o aumento de 8,8% na produção industrial em fevereiro de 2023 em relação ao mês anterior foi influenciado pela queda nos índices da indústria nos últimos três meses de 2022, o que gerou uma base de comparação baixa.

Agenda TGI

Entretanto, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 4,8% em volume de produção na indústria pernambucana, percentual superior à média nacional (-2,4%). O mesmo cenário se repetiu na variação acumulada de janeiro e fevereiro, com uma queda de 3,7% em Pernambuco, em contraste com a retração de 1,1% registrada no Brasil. E no acumulado dos últimos 12 meses, de março de 2022 a fevereiro de 2023, Pernambuco apresentou uma queda de 2% na produção industrial, enquanto o país registrou uma queda de 0,2%.

No mês de fevereiro de 2023, quatro das 12 atividades industriais analisadas tiveram desempenho positivo em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM). Os setores que apresentaram os melhores resultados foram: fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores (156,5%), fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (26,4%), fabricação de bebidas (18,4%) e metalurgia (6,8%). Por outro lado, a fabricação de produtos minerais não-metálicos foi o setor com o pior desempenho, apresentando queda de 54,4%.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon