Inovação E Transformação Digital Impulsionam O Gov In Play 2025 - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Inovação e transformação digital impulsionam o Gov in Play 2025

Revista Algomais

O Gov in Play 2025 realizou, durante os dias 15 e 16 de outubro, sua 7ª edição, consolidando-se como um dos maiores eventos de inovação aberta do setor público em Pernambuco. O auditório do Banco do Brasil, no Bairro do Recife, sediou o encontro, que reuniu cerca de 1.200 inscritos, entre gestores, especialistas e representantes de instituições públicas dedicadas à construção de políticas de inovação.

Com o tema principal “Governo em movimento: inovação para um serviço público ágil, digital e humano”, o Gov in Play se afirmou como o braço GovTech do Rec'n'Play, sendo realizado de forma conjunta pela Agência de Tecnologia da Informação de Pernambuco (ATI-PE), do Governo do Estado, e pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), da Prefeitura do Recife.

O evento reuniu lideranças, especialistas e gestores técnicos das diversas esferas governamentais (municipal, estadual, federal, judiciário e legislativo) de todo o território nacional, promovendo a sinergia entre o setor público, empresas e startups para a construção de um governo mais eficiente.

DESTAQUES – A solenidade de abertura contou com a presença dos presidentes da ATI, Fred Vasconcelos, e da Emprel, Bernardo D’Almeida, e de autoridades diversas. Na ocasião, foram apresentados os lançamentos Conecta Labs (Emprel) e Credencia PE (ATI-PE). O momento também incluiu a Premiação dos Agentes Digitais e uma homenagem especial à servidora Mônica Bandeira e ao médico sanitarista Hêider Pinto.

“O sucesso do Gov in Play mostra que nossa estratégia de transformação digital está no caminho certo”, disse o presidente da ATI-PE, Fred Vasconcelos. Ele destacou que o evento reforça o papel da agência como parceira estratégica do Governo do Estado, por meio da Liga Digital, promovendo a integração de sistemas, a melhoria da infraestrutura de tecnologia e o desenvolvimento de soluções GovTech que colocam o cidadão no centro. “Reunir talentos e experiências diferentes é fundamental para fortalecer a segurança digital e o bom uso dos dados, pilares que garantem um governo moderno, transparente e eficiente para todos”, acrescentou.

O presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida, registrou que “mais do que debater tecnologia, o evento é sobre transformar a vida das pessoas por meio de políticas públicas digitais, inclusivas e eficientes”.

ESTRATÉGICO – O evento proporcionou ao público uma imersão em experiências colaborativas com instituições acadêmicas, startups, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e a sociedade civil. As palestras, selecionadas por meio de um processo de submissão, apresentaram iniciativas propostas por grandes instituições como Petrobras, Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Secretarias da Administração (SAD-PE) e da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), Serpro, entre outros. Também foram compartilhados casos de sucesso de outros estados, como Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo.

PAINÉIS – Dois painéis centrais marcaram a programação da quarta-feira (15). O primeiro, o Painel de Autoridades, discutiu o tema central da edição, com a participação de Carlos Freitas (presidente da Central IT), Rafael Cunha (secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife), Raimundo Baía (Banco do Brasil) e Mauricélia Vidal (secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco).

À tarde, o painel O papel da tecnologia e inovação na qualidade dos serviços públicos contou com a mediação de Fred Vasconcelos (presidente da ATI) e como debatedores: Mauricélia Vidal (secretária da SECTI), Gilson Monteiro (secretário de Educação), Zilda Cavalcanti (secretária de Saúde) e Jean Patrick Champeval (CEO da Vectra).

Já na quinta-feira (16), outro painel relevante foi Da segurança jurídica à inovação real: cases de sandbox, CPSI e contratos de fornecimento, com a mediação de Breno Alencar (diretor de Inovação Aberta da Emprel) e a participação de João Carlos (Petrobras), Evisson Lucena (gerente-geral de Políticas de Inovação da PCR) e Bárbara Johas, coordenadora do CESU Teresina – Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana.

PROGRAMAÇÃO – A programação da quarta-feira (15) incluiu a apresentação de cases de sucesso de diversos órgãos, como a sessão “Linguagem simples: menos é mais”, com Viviane Kawashima, Grécia Mara Borges da Silva (Minas Gerais) e Carolina Lopes (secretária executiva de Transformação Digital de Pernambuco – SETD), que compartilharam estratégias para uma comunicação governamental mais acessível.

O primeiro dia foi encerrado com a Palestra Magna, conduzida pelo jornalista e apresentador Caio Braz, que abordou o tema “As três eras do conteúdo: ontem, hoje e amanhã”. Já na quinta-feira (16), contou com a trilha “IA no setor público: desafios éticos, técnicos e institucionais”, com destaque para a plataforma Aurora, de IA generativa do TCE-PE, apresentada por Ana Carolina Morais.

Nas Trilhas do Conhecimento, um dos exemplos de solução digital foi o Protege Mulher, aplicativo criado para unir a tecnologia ao acolhimento digital no enfrentamento à violência contra mulheres. A palestra de encerramento ficou a cargo do humorista e criador de conteúdo Ítalo Sena, que trouxe o tema “Empreendedorismo com técnica”, e mostrou como ser inovador e criativo em um cenário de entretenimento cada vez mais competitivo.

SERVIÇOS DIGITAIS – O Gov in Play reforça sua missão como um espaço estratégico para impulsionar a modernização da gestão pública e ampliar o acesso da população a serviços digitais de forma simples, segura e eficiente.

“O Gov in Play é um espaço estratégico para conectar redes e impulsionar a inovação no setor público. Seu propósito é aproximar profissionais do ecossistema de tecnologia e inovação com gestores das diferentes esferas da administração pública”, destacou o gerente de Relacionamento do Governo Digital da ATI-PE, mestre de cerimônias e um dos organizadores do evento, José Pacheco.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon