Instituto também empossa novos membros na celebração da próxima terça-feira (28). Foto: Keila Castro
O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), um dos principais guardiões da memória de Pernambuco, completa 163 anos nesta terça-feira (28) com uma Sessão Magna comemorativa, aberta ao público. O evento, marcado para às 19h, ocorrerá no auditório do IAHGP, no bairro da Boa Vista, em Recife, e celebrará, além do aniversário do Instituto, os 371 anos da Restauração Pernambucana, momento histórico que expulsou os invasores holandeses do Estado. Durante a cerimônia, serão empossados 12 novos sócios, com destaque para Mário Muniz, graduado em Direito e Medicina, e auditor da Receita Federal, que assume o posto de sócio efetivo.
Em paralelo às comemorações, o IAHGP também celebra as melhorias estruturais realizadas ao longo do último ano, incluindo a reestruturação do Museu do IAHGP. Este processo visa proporcionar uma experiência mais imersiva e informativa para os visitantes, reorganizando o acervo de maneira a contextualizar os períodos históricos de forma narrativa. “Estamos trabalhando em etapas para que, em breve, todas as salas do museu possam ser reabertas, mostrando o acervo de valor singular que preservamos no Instituto”, afirmou Dirceu Marroquim, historiador e sócio do IAHGP, que será o orador da noite.
Em julho de 2024, o Museu já havia reaberto a Sala da Restauração, que explora a ocupação holandesa e a Guerra da Restauração. Na próxima terça-feira (28), será inaugurado um novo módulo: a Sala das Revoluções. Esta sala reúne objetos históricos sobre os momentos de turbulência vividos em Pernambuco nos anos de 1817 (Revolução Pernambucana), 1821 (Convenção de Beberibe) e 1824 (Confederação do Equador), aprofundando o conhecimento sobre o ciclo revolucionário no Estado. A previsão é de que o Museu esteja totalmente reaberto ao público em fevereiro de 2025.
A atual presidente do IAHGP, Margarida Cantarelli, reforçou a importância de tornar o Museu acessível a diferentes públicos, como estudantes, pesquisadores e turistas. “As intervenções e obras previstas para serem concluídas em 2024 se estenderam por conta de entraves burocráticos. Estamos confiantes de que, com o cumprimento dessas exigências, iremos finalizar as obras para a ampliação da estrutura física do prédio”, explicou a presidente. Com a conclusão das reformas, o IAHGP ganhará mais espaço, permitindo uma melhor organização do acervo e a criação de uma nova experiência de expografia.
A reestruturação do Museu não só ampliará as possibilidades de exibição, mas também proporcionará mais interatividade e aprendizado, favorecendo a comunicação direta com o público e destacando a importância da preservação da história de Pernambuco. "A história de Pernambuco é permanente", destacou Margarida Cantarelli, reforçando a missão contínua do IAHGP de manter a memória histórica viva e acessível.
Os novos sócios a serem empossados na Sessão Magna do IAHGP incluem Mário Muniz, advogado e médico, que assume como sócio efetivo, e os associados honorários Adilson Agrícola Nunes, juiz de Direito aposentado; Bruno Almeida de Melo, especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente; Débora Assis Mendes, especialista em conservação e restauração de bens culturais; Flávio José Gomes Cabral, professor e doutor em História; Josemary Pereira Borba, consultora pedagógica em educação infantil; e Luanna Maria Ventura dos Santos Oliveira, doutora em História. Também serão empossados como associados correspondentes Flávio Emanuel Lopes Leandro Furtado, professor e ex-diretor de Cultura de Bodocó; Johny Santana de Araújo, doutor em História Social; Júlio Caio César Rodrigues Vasconcelos Sobrinho, especialista em História de Alagoas; Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, especialista em História Militar; e Maria do Socorro Barros y Durán, historiadora e fundadora de movimentos culturais na Mata Sul pernambucana.
Serviço:
A visitação ao Museu do IAHGP está temporariamente suspensa devido às obras de reestruturação. Entretanto, pesquisadores e estudantes podem consultar o acervo e realizar atendimentos presenciais aos sábados pela manhã ou enviar consultas pelo e-mail: arqueologico@iahgp.org.