Inauguração no dia 07 de novembro, às 18h, para convidados. Visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 17h, entrada gratuita. Foto: Carol Bezerra
O Recife ganha um novo espaço para formação artística e eventos culturais, situado na Rua da Santa Cruz, número 190, em frente ao Mercado da Boa Vista. O sobrado secular, construído em 1901, tem amplos espaços, que servem para exposição permanente do acervo do artista plástico holandês-pernambucano Roberto Ploeg e para exposições temporárias, além de três ateliês e um auditório climatizado que poderá ser alugado para cursos, palestras e lançamentos. Há um quintal sombreado por mangueiras, que é um oásis de sossego no centro da cidade.
Desde 1999 o casarão serviu para a realização de projetos sociais e educativos. O novo rumo é marcado pelo enfoque nas artes visuais. Tem cursos de pintura, desenho, colagem, modelagem e artes têxteis. O Instituto Ploeg quer ser parceiro na revitalização do centro do Recife, irradiando arte e cultura no entorno.
O espaço abre com a exposição temporária (até 30 de janeiro de 2025) de trabalhos inéditos do artista Luiz Rangel com o título “Síntese do Irreal”, que conta com a curadoria da pesquisadora Joana D’Arc Lima. São duas séries de colagem, uma em papel, de 2020, e outra, mais recente, em tela recortada de 2024.
Na ocasião se comemora também a instalação do “Atelier 9” no fundo do quintal.
Serviço:
O que? Abertura do Instituto Ploeg e da exposição "Síntese do IRreal" do artista Luiz Rangel.
Quando? Quinta-feira dia 7 de novembro, das 18 às 22h para convidados
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17h, entrada gratuita.