Inverno não é tempo para descuidar da saúde e pausar os exercícios físicos – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Inverno não é tempo para descuidar da saúde e pausar os exercícios físicos

Revista algomais

113

É quase uma tradição: em julho, o movimento nas academias brasileiras cai. Dois motivos explicam essa tendência: o inverno no país e as férias escolares, quando muitas famílias viajam. “As características do inverno são sugestivas para ficar em casa e, se possível, embaixo das cobertas. A tendência é de uma redução na frequência e intensidade das atividades físicas, além de aumento no consumo de alimentos quentes e calóricos”, afirma Cristianne.

Segundo Cristianne Tomasi, mestre em Educação Física e coordenadora do curso de Educação Física da FPS, essa pausa pode levar à perda dos ganhos acumulados ao longo do semestre. A atividade física oferece benefícios em qualquer época do ano, incluindo a melhora do quadro respiratório. “No inverno, com o clima mais seco, as pessoas podem ter problemas respiratórios, como asma. O exercício ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória, o que é uma grande vantagem. O ideal é tentar fazer uma caminhada ou corrida, mesmo se você está fora de casa. Isso dá pra fazer onde você estiver””, complementa.

Mais da Metade dos Brasileiros Não Fazem Atividade Física

Segundo a Pesquisa Saúde e Trabalho, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e divulgada no ano passado, 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividade física. Entre os que se exercitam, 22% o fazem diariamente, 13% pelo menos três vezes na semana, e 8% menos de duas vezes por semana.

Procura por Profissionais Qualificados

Muitas pessoas optam por procurar profissionais de Educação Física para acompanhá-las nesse processo, destacando a importância de uma qualificação adequada. “A profissão de educação física está em ascensão. É notório que hoje todo mundo sabe ou já escutou também da importância da prática do exercício, mas ele deve vir orientado junto a um profissional, que precisa ser qualificado e procurar as melhores universidades para esse processo de qualificação”, defende a coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon