“Investir em parques não se trata apenas de reformar, mas dar-lhe funcionalidades” – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

“Investir em parques não se trata apenas de reformar, mas dar-lhe funcionalidades”

Secretário de Garanhuns, Ronaldo Carvalho, fala sobre novo parque, fechamento de avenida nos finais de semana para lazer e requalificação dos espaços já consolidados na cidade. (Fotos: Hilton Marques / Secom / PMG)

Já bastante conhecida pela sua rede de parques e praças, a cidade de Garanhuns segue a tendência global de seguir investindo nesses espaços de lazer públicos para a população, como com a construção do Parque Esportivo Luiz Carlos de Oliveira. Nesta semana, em que a Algomais aborda os investimentos municipais e até privados em parques e praças, conversamos com o secretário de comunicação de Garanhuns, Ronaldo Carvalho, sobre a experiência do município. Ele promete que o Parque Euclides Dourado também passará por requalificação.

Quanto foi o investimento nesse novo parque e nas requalificações que a prefeitura tem promovido no espaço público?

O novo Parque Esportivo Luiz Carlos de Oliveira contou com investimento superior aos R$ 6 milhões, de recursos próprios e emenda do deputado federal Felipe Carreras. Sem contar a área, que era o antigo parque de exposições, doado pelo Governo do Estado, ainda na gestão Paulo Câmara, para que fosse construído este novo parque, que conta com mais de 15 equipamentos de esportes e lazer, no Bairro da Boa Vista. É importante falar da valorização do bairro e a melhora na autoestima daquela população.

Há 80 anos Garanhuns não ganhava um novo parque, e este investimento resulta em uma melhora da qualidade de vida para todos que frequentam o novo parque. É saúde preventiva, física e mental, que tira gente das unidades de saúde, tira jovens das ruas e idosos de dentro de casa.

Em breve o tradicional Parque Euclides Dourado passará por uma grande requalificação. Sem dúvida, atividades sociais e desportivas trazem uma concepção sadia para o município, as pessoas respondem com mais alegria e alto astral, percebem que os investimentos nesta área resultam em uma vida melhor. Gerar melhor qualidade de vida para a população é uma das diretrizes do Governo Sivaldo Albino.

Garanhuns tem muitas praças e parques. É uma das marcas da cidade. Qual a importância desses espaços para a qualidade da vida urbana?

Investir em parques e novas praças é uma política pública da gestão municipal, pois não se trata apenas de reformar uma praça, mas dar-lhe funcionalidades. Assim, as praças estão ganhando academias de musculação, com professores especialistas, playgrounds, áreas de convivência, paisagismos, pistas de cooper, etc, próximas das casas das pessoas. Esta nova concepção está chegando aos bairros e distritos, com várias delas já inauguradas, e muitas outras na licitação, para construções ainda este ano. Quanto aos parques, é incrível ver a frequência, como a população abraçou esse estilo de vida que eles proporcionam. E ainda tem o projeto “Bora Pra Avenida”, aos domingos, na Av. Rui Barbosa, que é fechada para atividades de esportes e lazer. E onde aproveitamos para oferecer diversos serviços à população, com pessoal nas tendas das nossas secretarias.

Quais os efeitos que vocês perceberam desta ação de fechar a avenida principal aos finais de semana?

A população entendeu que o Projeto Bora Pra Avenida oferece outras atividades, que complementam os parques e praças. Aos corredores e o pessoal das caminhadas que desfrutam da paisagem urbana, a galera da dança aeróbica, crianças com seus patins, bicicletas, carrinhos elétricos, famílias passeando juntas, com seus pets, no cenário da Av. Rui Barbosa, linda, que durante a semana é tomada pelos veículos, tornando uma outra forma da população apreciar e curtir a cidade. Além disso, oferecemos tendas das secretarias de saúde, educação, assistência social, desenvolvimento rural, sempre com serviços para todas as idades.

Quais as diretrizes dadas para a construção desse novo parque?

É importante reforçar que todos os serviços oferecidos nas praças e parques de Garanhuns são gratuitos, inclusive as academias que contam com professores da nossa Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. No novo parque esportivo são mais de 15 equipamentos para esportes coletivos e áreas de convivência. Certamente uma obra que marca a gestão do prefeito Sivaldo Albino.

Quais os resultados práticos na vida da população com esses investimentos nos espaços públicos?

Uma população em movimento, mais qualidade de vida, saúde preventiva, tanto física quanto mental. A alta aprovação a estas iniciativas mostra que estamos no caminho certo.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon