Indivíduos que escolham o modelo completo de declaração têm a opção de destinar até 6% do imposto para programas e iniciativas sociais voltadas para os grupos em situação de vulnerabilidade social em Recife.
Doar para instituições de assistência social voltadas para idosos e para crianças e adolescentes em Recife pode ser mais fácil do que você imagina. A Prefeitura da cidade utiliza a tecnologia para fornecer informações úteis sobre como destinar parte do Imposto de Renda para esses grupos vulneráveis. As orientações são enviadas via WhatsApp oficial da prefeitura, e as mensagens começaram a ser enviadas nesta quarta-feira (08/05).
Você pode destinar até 6% do imposto devido para esses fins. Dentro desse limite, você pode escolher doar até 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% para o Fundo da Pessoa Idosa. Esses fundos são responsáveis por repassar os recursos para instituições que apoiam crianças e adolescentes ou prestam assistência a idosos na cidade. O valor máximo que pode ser doado já está calculado automaticamente no formulário de declaração.
Para fazer a doação, acesse a declaração do seu imposto de renda e selecione a opção “Pagamentos”. Em seguida, clique no símbolo de “+” para adicionar um novo pagamento, que será a doação, e escolha “Doações Diretamente na Declaração”. Lembre-se de que a modalidade de declaração precisa ser a completa. Você verá o valor total disponível para a doação, equivalente ao limite de 6% do seu imposto de renda. Escolha qual Fundo você deseja apoiar, lembrando que é possível escolher ambos.
Para garantir que o recurso permaneça em Recife e seja aplicado nas instituições locais, selecione a opção “Doações aos Fundos Municipais”. Em seguida, escolha o estado de Pernambuco no campo “UF” e selecione “Recife” no campo “Município”. Após finalizar a declaração, não se esqueça de pagar o boleto de cada doação realizada. Basta clicar em “Consultar Débitos, Emitir Darfs e Alterar Quotas”. Na seção “Demais débitos da declaração”, você verá as doações escolhidas. Clique no ícone de impressora para emitir o boleto e faça o pagamento dentro do prazo.
Em Recife, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR) utilizará o recurso para a construção de um Centro de Convivência do Idoso. Enquanto isso, o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) aplicará os recursos em prol das ONGs que trabalham na proteção de crianças e adolescentes.