O universitário pernambucano Caio Escobar está há um ano em Portugal cursando Direito na Universidade de Lisboa (Ulisboa). Ele é atualmente diretor de Licenciatura do Núcleo de Estudos Luso-Brasileiros (Nelb) e está circulando por algumas escolas da Região Metropolitana do Recife para desmistificar as oportunidades de estudo em terras portuguesas.
"O nosso projeto tem o objetivo de estimular que mais estudantes se candidatem para fazer o curso superior em Portugal. Muitos alunos do ensino médio acham que é impossível. Tem obstáculos, mas é um passo possível e alcançável. As palestras são sobre a aplicação do Enem para o ingresso nos cursos, a vida em Lisboa e sobre o papel do Nelb, que é apoiar os alunos brasileiros que estudam em Portugal. Estamos levando mais informações para os brasileiros que desejam ter essa experiência de estudar no exterior", conta o universitário.
Ele conta que apesar da faculdade ser pública, há um investimento que para os brasileiros é em torno de 3 mil euros por ano. "Dividindo por 12 meses e fazendo a conversão da moeda é um valor em torno de R$ 1.050 por mês. Um valor similar e até menor de que outros cursos no Recife, sendo realizado por uma universidade renomada no mundo inteiro", compara.
A presidente do Núcleo Estudos Luso-Brasileiros (Nelb) é a advogada Elizabeth Lima, que é mestranda pela Ulisboa. Outra integrante que está no Brasil fazendo a divulgação do destino como uma boa oportunidade de estudos é Maria Eduarda Ribeiro, que realiza em São Paulo um trabalho semelhante ao que Caio está fazendo no Recife.
Mais informações sobre o Nelb no site: https://nucleodeestudolusobrasileiro.wordpress.com/o-que-e-o-nelb
Confira um vídeo promocional realizado pela universidade.