Diante de um cenário de avanço do coronavírus e de necessidade de isolamento social, o consumidor brasileiro está reconfigurando seus hábitos de consumo. Relatório recente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), em parceria com a Compre & Confie, mostra que houve um crescimento de mais de 100% no comércio online, em categorias como saúde (111%), quando comparados os meses de fevereiro e março de 2020 com o mesmo período de 2019. Levantamento da Ebit | Nielsen, por sua vez, atesta que as compras de produtos de saúde no Brasil aumentaram impressionantes 972%, somente entre os dias 2 e 8/03, quando comparadas as do mesmo período do ano passado. É nesse contexto que a Jamp vem se consolidando como uma alternativa essencial para o enfrentamento do coronavírus. Surgida ainda em 2018, a solução pernambucana - focada em garantir que usuários possam visualizar a disponibilidade de estoque na maior variedade de farmácias possível, via hiperlocalização, comprar medicação a baixo custo e receber em casa em pouco minutos e com frete grátis (em Pernambuco) - ganhou ainda mais relevância nestes tempos de pandemia.
Disponível em formato de app (já com 10 mil downloads realizados), para sistemas Android e iOS, além do site, a plataforma lançou a campanha Jamp Previne Corona, no último mês de março, com foco em avisar seus usuários sobre a chegada de máscaras e álcool em gel (um dos grandes aliados no combate à Covid-19) nos estabelecimentos cadastrados na ferramenta. A ação Jamp Previne Corona busca ainda evitar o deslocamento desnecessário das pessoas a esses locais, garantindo também que os usuários adquirissem produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Com um aporte financeiro inicial de R$ 400 mil e mais de 200 farmácias cadastradas - 182 somente de PE - , a Jamp surgiu, dentre outras, da necessidade de um de seus idealizadores, o jovem empresário Alexandre Dornellas, 24 anos, durante um período de internação hospitalar em 2018.
“Tive alguns problemas de saúde e precisei ficar, quase uma semana, internado no hospital e dois meses em observação em casa. Nessa época, o que eu menos queria era sair de casa para comprar remédios, e não queria comprá-los online, pois demoravam até 7 dias para chegar”, relembra.
“Foi aí que eu e meu sócio, Thiago Ribeiro, decidimos pivotar o nosso marketplace de lojas hiperlocalizadas (Pocshop) para a Jamp, dando um foco no nicho de saúde, garantindo que pacientes e usuários pudessem comprar sua medicação a baixo custo e recebê-la em casa em pouco minutos”, complementa Dornellas.
Via de Mão Dupla contra o Corona
A Jamp possui uma tecnologia única, baseada numa estrutura de “Sistema Espelho”, que permite às farmácias locais “virtualizarem” todos os seus produtos disponíveis em loja, em tempo real e em poucos segundos, incluindo informações de estoque, preço, imagens, descrição, categoria e promoções dentro da ferramenta.
“Para o pequeno lojista, essa ferramenta é perfeita, pois permite que os usuários tenham acesso à loja, mesmo estando em casa, aumentando muito a competitividade do estabelecimento e mantendo a possibilidade de venda alta, ainda que a loja esteja fechada ou só com um funcionário”, comenta Alexandre.
Vale destacar que a plataforma não cobra taxa de setup para que o lojista se cadastre na ferramenta. ”Ele precisa ter apenas um CNPJ e seguir as leis vigentes do mercado farmacêutico. Para se cadastrar conosco, basta mandar um e-mail para contato@jampapp.com.br, que os nossos especialistas entram em contato para passar as instruções e realizar os devidos treinamentos”, esclarece Dornellas.