Janela Internacional anuncia programa de clássicos

Aguardada sempre com muita expectativa, em sessões lotadas, a programação de Clássicos do Janela volta a ocupar a grande tela, com filmes que marcaram época e gerações. Pelo sétimo ano consecutivo, a mostra leva sucessos de bilheteria ou de crítica, para o deleite de cinéfilos durante o Janela Internacional de Cinema do Recife. A nona edição do festival Janela Internacional de Cinema do Recife é organizada pela CinemaScópio Produções Cinematográficas e Artísticas, tem patrocínio da Petrobras e incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco. Este ano são treze longa-metragens que integram a grade do festival nos próximos dias 28 de outubro a 6 de novembro. Os filmes serão exibidos em cópias novas ou restauradas.

Como todos os anos, o Cine São Luiz, pepita de resistência entre os cinemas de rua no Brasil, será uma das salas de exibição, que, desde o ano passado, conta com equipamentos de projeção digital, incluindo novos processadores e amplificadores de som para formato Dolby 7.1. Outra sala de exibição dos clássicos é o Cinema do Museu, em Casa Forte..

A novidade deste ano é a inclusão de um filme-surpresa que será anunciado somente na sua projeção. “Essa série de filmes do passado dialogam claramente com o presente em que a gente vive. E não só isso, os Clássicos do Janela também se comunicam com os filmes atuais que são exibidos no festival. Todos os anos é difícil essa escolha, porque temos muitos arquivos de distribuidoras da França, Inglaterra e Estados Unidos, com as quais temos contatos há anos. E fazer com que os filmes dialoguem entre si é um desafio instigante e interessante de ver”, explica o diretor e curador do Janela Internacional de Cinema do Recife, Kleber Mendonça Filho.

O programa, que este ano tem como tema desobediência, é um dos mais esperados e disputados do Janela Internacional de Cinema do Recife e desta vez traz obras de mestres como Francis Ford Coppola (com o épico Apocalypse Now, vencedor da Palma de Ouro em Cannes), John Carpenter (com o thriller oitentista Eles Vivem, que estreou em 1988 no extinto Art Palácio e volta à grande tela do Recife 28 anos depois), Sidney Lumet, Milos Forman, Abel Ferrara, além de títulos emblemáticos de animação, aventura e ficção, entre eles Pinóquio (1940), de Walt Disney, e Memórias do Subdesenvolvimento (1968), de Tomás Gutierrez Alea.

“O tema da ‘desobediência’ é o fio condutor da seleção deste ano e está presente não somente nos filmes mas também nas personagens. De alguma forma, eles ilustram uma ideia que vai de encontro com o que está estabelecido, seja em relação a uma regra social, a imposições políticas ou simplesmente a uma maneira de reagir a alguma coisa. Mas sempre se coloca neles a ideia de um cinema como uma arte social, humana”, comenta Kleber. “Muitos dos filmes têm uma relação forte com Recife, como é o caso de Apocalypse Now, que ficou seis meses em cartaz no Cine Veneza no ano de 1980, e acho que agora vai ser uma sessão bem forte no São Luiz. Outro título é Robocop, lembro de ver esse filme no Cine São Luiz 29 anos atrás, exatamente neste mês de outubro, uma produção muito anárquica e irreverente”.

Outras sessões de destaque são O Porteiro da Noite, de Liliana Cavani, obra de 1974 que projetou a atriz Charlotte Rampling para o estrelato na pele de Lucia Atherton, uma sobrevivente de campo nazista que reencontra seu torturador num hotel de Viena; e o clássico underground 1 Berlim-Harlem, dos cineastas Lothar Lambert e Wolfram Zobus, que será exibido em cópia de 35mm cedida pela Cinemateca Alemã. Projetado na Berlinale deste ano, em homenagem aos 30 anos do prêmio Teddy, essa película borra as fronteiras de ficção e documentário com a história de um soldado negro americano que, ao tentar viver em Berlim, tem sua vida marcada por aventuras sexuais racismo e fetichismo.

“1 Berlim-Harlem é um filme de baixíssimo orçamento e completamente underground tanto na forma de se fazer quanto na maneira de incorporar a atmosfera da Guerra Fria, de modo anárquico, por vezes sórdido. O retrato da Berlim da época é marcado por vários cameos de figuras do grupo ligado aos cinemas underground, e até Fassbinder faz uma ponta. Um filme raro sem sinal de exibição recente na América do Sul.”, justifica Luís Fernando Moura, coordenador de programação do Janela. Mais informações: www.janeladecinema.com.br

Clássicos do Janela 2016:
Apocalypse Now (EUA, 1979), de Francis Ford Coppola
Eles vivem (EUA, 1988), de John Carpenter
Hair (EUA, 1979), de Milos Forman
Memórias do Subdesenvolvimento (Cuba, 1968), de Tomás Gutierrez Alea
O Criado (Reino Unido, 1963), de Joseph Losey
O Porteiro da Noite (Itália, 1974), de Liliana Cavani
O Tambor (Alemanha, 1979), de Volker Schlöndorff
Pinóquio (EUA, 1940), de Walt Disney
Robocop – O policial do futuro (EUA, 1987), de Paul Verhoeven
Sedução e Vingança (EUA, 1981), de Abel Ferrara
Um dia de cão (EUA, 1975), de Sidney Lumet
1 Berlim-Harlem (Alemanha, 1974), de Lothar Lambert e Wolfram Zobus

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon