Jovens Mcs e o rap gospel no Recife – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Jovens Mcs e o rap gospel no Recife

Felipe Júlio, 21, e Janderson, 22, há cinco anos tocaram as primeiras rimas musicadas pelos Jovens Mcs. Nascidos na periferia da zona norte do Recife e criados ouvindo os louvores das igrejas onde frequentaram, eles inovaram ao criar um ministério que se propõe evangelizar usando o rap com músicas cristãs. Com o primeiro CD gravado de forma independente e o segundo fechando detalhes para o lançamento, as canções da dupla vão ganhando espaço e somando num segmento em que não estão sozinhos.

Nas igrejas onde levam seu testemunho e seus raps, FJ e Mampe, como são conhecidos, anunciam as verdades do Evangelho de Cristo com a linguagem das ruas. As gírias podem até assustar os mais tradicionais, mas chegam forte na juventude. Do primeiro álbum (Sonhar e Acreditar), a música “Sabedoria” já é conhecida na maioria dos eventos ou cultos em que são convidados. Dessa primeira iniciativa, nasceu também o clip com a faixa “Jesus Cristo não despreza”, que circula nas redes sociais desde agosto.
A maioria das canções trazem um pouco do cenário opressor vivido pelos jovens das periferias, sempre apresentando o caminho do Evangelho como uma alternativa. A maioria das músicas é escrita pelo FJ, que apesar de ter apenas 11 gravações, já fez dezenas de composições. Dessa inspiração, a dupla está finalizando o segundo álbum, que deve ser lançado ainda em 2015. Eles já selecionaram também as faixas do terceiro CD.

“Sempre gostei muito do rap. Depois que me converti, em um acampamento do Palavra da Vida, sabia que tinha em mente essa ideia de levar a mensagem do evangelho a todas as quebradas e lugares. Deus colocou no meu coração e nas minhas mãos esse projeto”, afirma Felipe Júlio.
Além das igrejas e pequenos eventos undergrounds em que participam, como o Rapcife Cristão, que aconteceu em setembro, os Jovens Mcs já começaram a frequentar shows de maior porte. Nesse ano subiram ao palco do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, no Recife Sem Drogas, da Associação Oásis da Liberdade. A quarta edição do evento reuniu milhares de pernambucanos, tendo como principais atrações os cantores Sérgio Lopes e PG.
Esse movimento do rap dentro do segmento gospel está ganhando novos adeptos. De acordo com Felipe, apenas no Rapcife Gospel são cerca de 40 Mcs envolvidos.

 

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon