APRESENTADO POR KALLAS MÍDIA OOH
A Kallas Mídia OOH chega aos 40 anos com grandes novidades no Nordeste e em Pernambuco. A empresa especializada em mídia out of home ganhou recentemente a licitação para ser operadora máster na exploração da publicidade no Metrô do Recife e nos sistemas sobre trilhos de mais três capitais da região. Há pouco mais de um ano passou a ser a responsável exclusiva pela mídia no Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre.
Nesse período a empresa triplicou a receita no terminal aeroportuário e obteve um salto de 7 para 31 clientes na cidade. Esse desempenho é explicado pela decisão da Infraero, em 2018, de trabalhar com um operador máster ou seja, apenas uma empresa privada escolhida por licitação passou a explorar as oportunidades de comunicação do terminal aeroportuário. A medida reduziu a burocracia e os preços para contratação.
Com os investimentos da Kallas Mídia OOH, foram ampliadas também as possibilidades de comunicação das marcas pelo local onde circulam cerca de 8,1 milhões de pessoas por ano.
.
“Implantamos uma série de soluções diferenciadas que geram oportunidades de publicidade. Investimos em novos painéis digitais, recuperamos a frota de carrinhos, que hoje é uma das mais novas do País. Instalamos novas bandejas de serviços”, elencou o CEO Rodrigo Kallas. Os megapainéis, como os usados pela Johnny Walker na fachada do aeroporto (5 metros por 15 metros), os quiosques instalados por destinos turísticos e as ações de recepção são alguns dos destaques do trabalho de 2018.
Apesar de a empresa possuir grandes clientes, como Localiza, PagSeguro UOL e Claro, as novas soluções digitais reduziram os preços dessa mídia e abriram espaços para clientes com capacidade de financiamento menores, de R$ 5 mil a R$ 10 mil. “Passamos a atingir marcas que não tinham condições para anunciar no aeroporto, mas que hoje estamos conseguindo captar”. Os próprios espaços tradicionais e as possibilidades de campanhas no terminal também reduziram em torno de um terço os valores que eram comercializados antes da gestão da Kallas Mídia OOH como operador máster.
O sucesso das operações no aeroporto chamaram a atenção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que optou por seguir o mesmo modelo de gestão da exploração dos seus espaços de mídia. A licitação de 15 anos de exploração foi realizada para os quatro sistemas operados no Nordeste (Recife, João Pessoa, Natal e Maceió). Neste ano a Kallas Mídia OOH já criou uma campanha no Metrorec da marca Boticário na área interna do metrô e também o envelopamento de alguns trens com a marca Skol.
Com a concessão da CBTU, a Kallas Mídia OOH passou a administrar mais de duas mil novas oportunidades de comunicação, como painéis (estáticos ou digitais), exposições, eventos, degustações, vending machine (máquinas automáticas de vendas), entre outras. Passam apenas pelo Metrô e VLT pernambucano em torno de 112 milhões de passageiros por ano.
“Com a operação nos sistemas sobre trilho, atingimos um perfil de público e de empresas diferente dos aeroportos. Nas estações e trens há muito interesse em anúncios institucionais, campanhas para universitários, além de estabelecimentos locais, como restaurantes e padarias”, conta o Rodrigo Kallas.
No Recife, a Kallas Mídia OOH possui mais de 20 frontlights (outdoors com iluminação externa frontal) nas principais vias da cidade. A Zona Sul é o destino com mais espaços comercializados pela marca, como nas avenidas Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar e Mascarenhas de Morais.
O avanço da empresa acontece num momento em que a mídia out of home segue crescendo no País. De acordo com dados do ano passado da Cenp-Meios, uma pesquisa elaborada pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão, a mídia exterior conquistou o terceiro lugar no ranking dos investimentos publicitários no País, com uma fatia de 8,4% do share. Os aportes no segmento no País superaram mídias tradicionais, ficando atrás apenas da TV e da internet.
Em um ano promissor, a expectativa do CEO, Rodrigo Kallas, é de alcançar um crescimento de 40% em todo o País. No Nordeste, especificamente, a projeção é de dobrar o faturamento, com a entrada no seu portfólio da exploração da publicidade em dois novos aeroportos (São Luiz, no Maranhão, e Teresina, no Piauí) e dos sistemas sobre trilho operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos em várias cidades do País.