A afetividade no espaço, no cardápio e no atendimento é uma das marcas do Lalá Café e Cozinha Afetiva. O empreendimento, que é um dos pioneiros no segmento de cafeterias especiais no Recife, oferece um café com uma torra exclusiva e marca própria em parceria com a torrefação Café do Brejo. Além disso, dispõe de uma seleção de pratos e bolos que mesclam o gostinho caseiro da família fundadora com o toque do chef André Mendonça, que foi responsável por iniciar a pegada de bistrô da casa.
Inaugurado há 5 anos pela publicitária Izabela Hinrichsen e por sua mãe, a pedagoga Silvia Hinrichsen, o Lalá tem capacidade para receber até 60 pessoas e hoje é um dos mais frequentados da zona norte. “O momento da aposentadoria da minha mãe coincidiu com um período que eu pretendia empreender, mudar de área. Sempre amamos café. Nossa família tinha o costume de ter um bolo da tarde e tomar café junta, receber amigos. Daí começamos a estudar o segmento”, conta Izabela. Após um período de estudos com a barista Lidiane Santos, uma das motivadoras do atual momento das cafeterias especiais no Recife, e de planejamento, elas abriram a casa, que tem uma pegada pet friendly e com um posicionamento a favor do afeto, com várias mensagens filosóficas escritas nas paredes.
.
.
A casa abre de terça a sexta das 13h às 21h. Além do café especiais com marca própria e dos seus diferentes preparos (como lattes, cappuccinos e os métodos filtrados), o cardápio tem destaque para crepes, croissants e sanduíches autorais. Dos salgados, um dos mais conhecidos da cafeteria é o pernil da vovó, um sanduíche autoral que é uma receita da família. Os bolos da casa, aliás, são todos caseiros e preparados por Silvia Hinrichsen. Uma das principais pedidas do Lalá é o Colinho de Vó, que já ganhou alguns prêmios de melhor sobremesa no Recife. Trata-se de um brownie com cobertura de brigadeiro quente, uma bola de sorvete e farofa de leite ninho.
.
.
“No começo as pessoas não entendiam muito bem o que era café especial. Hoje as pessoas chegam pedindo um grão e um método específico”, comenta Izabela sobre o amadurecimento do público pernambucano. Ela conta que o café Espresso ainda é o mais pedido da casa, mas é crescendo a procura pelos métodos filtrados. “É impressionante como cresceu o interesse pelos cafés filtrados”.
Uma das novidades mais recentes do Lalá é o brunch, um café da manhã especial reforçado, nos finais de semana. Para o Brunch, a casa abre das 10h às 14h nos sábados e domingos. A partir das 15h, a casa tem a operação normal do café até às 20h.
O Lalá é membro da Associação dos Empresários do Café de Especialidade de Pernambuco (Ascape) e participa do evento Recife Coffee desde a primeira edição.
Lalá Café e Cozinha Afetiva fica na R. Amélia, 470 – Graças, Recife – PE. Telefone: (81) 3426-6708
*Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@algomais.com)
.
LEIA TAMBÉM
http://revista.algomais.com/noticias/cordel-o-novo-recanto-dos-cafes-especiais-no-parnamirim