Lançamento do Vadelata marca início das obras do 1º Laboratório de Economia Circular - Revista Algomais - a revista de Pernambuco
Notas do Sertão

Notas do Sertão

Geraldo Eugênio

Lançamento do Vadelata marca início das obras do 1º Laboratório de Economia Circular

Começou ontem (20) um novo capítulo rumo à sustentabilidade em Fernando de Noronha com a cerimônia de lançamento do Vadelata pelo Planeta e o início da obra do primeiro Laboratório Colaborativo de Economia Circular do Brasil. O projeto é patrocinado pela Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, em parceria com o Consórcio Noronha pelo Planeta e a Administração da Ilha, co-patrocinado pela AMA, Novelis e Minalba. Também são parceiros da iniciativa a Neoenergia, Renault e Gol, que lançou a primeira rota aérea brasileira carbono neutro Recife-Noronha-Recife em setembro.

Estiveram presentes no evento o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, a cônsul geral dos Estados Unidos no Nordeste, Jessica Simon, os vice-presidentes da Ball Corporation, Fauze Villatoro (comercial), e de RH, Luci Bellacosa, o articulador do Consórcio Noronha pelo Planeta, Sérgio Xavier, e a diretora do hub SinsPire, Luciana Nunes. Também participaram o diretor-executivo do Centro Brasil no Clima, Guilherme Syrkis, e Patrícia Ferraz, do Instituto InterCidadania, que compõem o Consórcio, juntamente com a Plataforma Circularis.

Agenda TGI

“Hoje é um dia muito feliz, pois estamos trazendo um projeto inédito e inovador com a participação de parceiros internacionais e a colaboração intensa da comunidade em prol da sustentabilidade para as próximas gerações. Aqui em Noronha fica mais fácil perceber a importância da biodiversidade e isso nos estimula a buscar ações transformadoras”, afirma Sérgio Xavier.

O projeto é fruto do Termo de Cooperação do Consórcio Noronha Pelo Planeta (Centro Brasil no Clima - CBC, InterCidadania - IC, Circularis e SinsPire) formalizado em 2019 com a Administração de Fernando de Noronha para desenvolver soluções colaborativas e atrair investimentos inovadores e sustentáveis para a ilha.

O Sistema Vadelata, que vai gerenciar logística reversa de latas de alumínio é o primeiro módulo a ser implantado, com coleta seletiva Carbono Zero (veículo elétrico abastecido com energia solar), Plástico Zero (Ecobags retornáveis) e Sistema Digital (App de coleta e informações, integrando comunidade, empreendedores e turistas).

O Lab tem objetivo de interligar ações inovadoras e tecnologias sustentáveis; gerar novos modelos de negócios replicáveis; envolver e sensibilizar turistas na proteção do meio ambiente; beneficiar a comunidade local; fomentar a economia do descarbono, promovendo energias renováveis e mobilidade elétrica; criar oportunidades de novas cadeias econômicas na ilha e difundir informações e conhecimentos, impulsionando em Noronha um Polo demonstrativo de soluções sustentáveis, interligando múltiplos setores e empresas.

“Queremos avançar na redução do carbono e no incentivo às energias renováveis. É preciso buscar o desenvolvimento econômico e social e a melhoria da renda tendo sempre uma base focada na sustentabilidade e na proteção do meio ambiente. Noronha é um termômetro importante para essas ações pela consciência ambiental maior entre os moradores”, comentou o governador Paulo Câmara, que trabalha nos planos de Carbono Neutro em Fernando de Noronha 2030 e Pernambuco 2050, além de ações educativas desenvolvidas na ilha.

Com investimentos 100% privados, o Lab visa criar novos modelos econômicos inclusivos, sustentáveis e replicáveis em larga escala, com participação ativa da comunidade local e integração de empresas, academia, governos e organizações não governamentais. O espaço terá uma área construída de 400 m² inteiramente sustentável em um terreno de 18 mil m². “Temos uma longa história de sucesso e parceria com Pernambuco. São duas fábricas no Cabo de Santo Agostinho e geramos cerca de 1,5 mil empregos na região. Estamos muito orgulhosos de poder dar mais um passo com este Estado. Temos um forte compromisso com a sustentabilidade e acreditamos num mundo com menos lixo e mais consciência”, finalizou Fauze Villatoro.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon