*Paulo Caldas
Numa dessas décadas que cumprimos, tive a chance de ler o “Tratado de lavação da burra", Editora Bagaço, escritos de outro craque das letras serranas: o “alagoano” de Gravatá, Ângelo Monteiro.
Ao iniciar a leitura de “Vozes do Esconderijo”, de Admaldo Matos de Assis, peço emprestada a expressão de Ângelo e afirmo: Lavei a burra... E explico: não é no cotidiano que a gente encontra textos que obedecem às virtudes da receita do bem escrever. Por isso os aplausos são encaminhados para o palco onde refletores iluminam a capacidade de síntese, além de notável habilidade de traduzir dramas do cotidiano para o âmbito da ficção, com elogiável equilíbrio no manejo dos símbolos sagrados.
Os refletores destacam ainda a construção dos perfis físicos e psicológicos dos personagens, enriquecida por detalhes certificadores cuidadosamente colhidos pela verve do autor. Entre as citações, é possível encontrar pérolas que vão além das Russas: Machado de Assis, Cícero, Homero... Garcia Márquez.
A publicação traz o selo da Livro Rápido Editora, diagramação de Camila Alcoforado, concepção de capa de Andreza Souza. Revisão de Bosco Farias. Os exemplares podem ser adquiridos pelo whats app 81.9994.6471.
*Paulo Caldas é escritor