Leucemia: pacientes são mais suscetíveis à Covid-19

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a leucemia é o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino. Ele ataca os glóbulos brancos e se inicia pela infiltração das células leucêmicas na medula óssea, caracterizando-se pela quebra do equilíbrio da produção dos elementos do sangue, causada pela proliferação descontrolada de célula malignas.

É um dos tipos de câncer que teve mais pacientes em 2019, com cerca de 3.116 casos. Em 2020, foram 2.632 casos contabilizados, de acordo com o portal Radar do Câncer.

“Para o diagnóstico, é necessário fazer uma análise do paciente, verificando se está pálido, se há a presença de manchas roxas pelo corpo, aumento dos linfonodos e do baço, febre sem explicação e dor óssea, por exemplo. Um hemograma poderá detectar essas alterações. Depois é feito o exame de medula óssea e de outros testes que comprovarão o diagnóstico. O tratamento para essa doença geralmente consiste em quimioterapia. Em certos tipos de leucemia, e em casos com mau prognóstico, pode ser indicado um transplante de medula óssea”, explica o hematologista Aderson Araújo, da Multihemo Oncoclínicas.

Pesquisa de médicos brasileiros da Oncoclínicas, publicada pelo Journal of Clinical Oncology (JCO), mostra que pacientes com leucemia e outros tumores hematológicos se mostram mais suscetíveis à infecção pelo coronavírus, principalmente os transplantados, porque a imunossupressão é mais intensa. Por isso, os pacientes que fazem quimioterapia ou que estão na fase pós-tratamento precisam aumentar os cuidados habituais (lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel), além de usar máscaras e evitar aglomerações.

Como se tornar um doador de medula óssea?

Para se tornar doador, é necessário realizar um cadastro no órgão que busca doadores no Brasil e nos registros estrangeiros, o chamado Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Também é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar com a saúde em bom estado geral, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não possuir diagnóstico oncológico, doenças hematológicas ou do sistema imunológico.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon