Etapa Nordeste do projeto “Conhecer para Cooperar” destaca força do cooperativismo na fruticultura
Petrolina recebeu, nesta sexta-feira (28), a etapa Nordeste do projeto “Conhecer para Cooperar”, reunindo lideranças da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), representantes do poder público e do sistema de crédito cooperativo. Durante a visita, a delegação conheceu a Cooperativa de Produtores Exportadores do Vale do São Francisco (Coopexvale), referência na produção e exportação de uvas.
O grupo teve a oportunidade de acompanhar de perto a estrutura produtiva, logística e comercial da cooperativa, que reúne 36 produtores e distribui sua produção para o Brasil e o exterior. Os visitantes foram guiados pelo presidente da Coopexvale, Álvaro Solano, e pelo diretor Jailson Lira, percorrendo túneis de resfriamento, áreas de armazenagem e os parreirais de um dos cooperados.
A gerente de Relações Institucionais da OCB Nacional, Clara Maffia, destacou o impacto positivo do modelo cooperativista na região. “Vamos levar as melhores impressões do Vale. Aqui temos um cooperativismo forte, pujante e que faz toda a diferença no país, principalmente pela fruticultura irrigada”, afirmou.
Já o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa para aproximar o setor cooperativista das políticas públicas. “O cooperativismo pernambucano se sente honrado por fazer parte do projeto. Essa é uma forma de integrar e interagir com as entidades que podem apoiar o cooperativismo e viabilizar novas parcerias”, concluiu.