Nesta sexta-feira (13) a literatura é a entrada, o prato principal e a sobremesa na XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. É dia de aproveitar o feriadão imprensado e aproveitar a arte de sextar na Bienal com atrações especiais, rodas de diálogos, bienalzinha e lançamentos de livros e quadrinhos que irão saciar a fome de quem tem vontade de ler e estiver no pavilhão interno do Centro de Convenções em Olinda.
Entre os destaques da programação do dia estão o Prêmio Sesc de Literatura, uma conversa com José Henrique Bortoluci, autor do livro O Que é Meu, lançamento do livro Pernalonga: Uma Sinfonia Inacabada do jornalista Márcio Bastos, diálogo sobre a atualidade da poesia de Carlos Pena Filho com Philippe Wollney e Fábrio Andrade, Memória da literatura: livros através dos tempos com Wellington de Melo e Renata Santana, Bate-papo com autor Cristovam Buarque e muitas outras atrações.
No Círculo das Ideias, o sociólogo José Henrique Bortolucci vem falar sobre seu aclamado livro O Que é Meu, um sensível ensaio biográfico onde o autor parte de entrevistas realizadas com seu pai, que durante cinquenta anos foi motorista de caminhão, para retraçar a história recente do país e da própria família por meio de uma prosa elegante e afetuosa.
No mesmo espaço, "Pernalonga: Uma sinfonia inacabada" (Cepe Editora), biografia do icônico ator pernambucano Antonio Roberto de Lira França (1959-2000), será lançada nesta sexta-feira (13). Trata-se do primeiro livro assinado pelo jornalista Márcio Bastos, que foi setorista de artes cênicas nos jornais locais durante dez anos e, atualmente, estuda a área em sua pesquisa de mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
No Conexão Petrobras, uma rica conversa com Cristovam Buarque, professor, economista engenheiro mecânico, sobre o seu livro O Mundo é Uma Escola – o que aprendi em viagens, obra que conta com 85 histórias, vividas ao longo de décadas em dezenas de países visitados pelo ex-Senador, ex-Ministro da Educação nos anos Lula e criador do Bolsa-Escola.
No Espaço Diálogos, vamos viajar no tempo através dos livros com o encontro Memória da literatura: livros através dos tempos com os escritores Wellington de Melo e Renata Santana. A mediação fica a cargo de Fábio Lucas.