Obra de Diego Medeiros analisa trajetória e conquistas do audiovisual de Pernambuco, com depoimentos de grandes nomes do cinema. Foto: Soraya Ursine
O fenômeno do cinema pernambucano, responsável por algumas das maiores conquistas internacionais do audiovisual brasileiro em 2025, é o tema central do livro A Potência do Cinema Pernambucano, escrito por Diego Medeiros, advogado especializado em Direito Audiovisual. Após o prestigiado pré-lançamento no Festival de Cannes, a obra chega ao Brasil com lançamento oficial no Festival de Cinema de Gramado, no dia 16 de agosto, às 11h, logo após a coletiva de imprensa do longa O Último Azul. O evento contará com a presença do fotógrafo Victor Jucá, responsável pelas imagens da publicação e por registros de filmes como Bacurau, Aquarius e O Agente Secreto.
A publicação traça uma análise abrangente da produção de longas-metragens em Pernambuco, desde Baile Perfumado até o cenário atual, marcado pelos premiados O Último Azul, de Gabriel Mascaro, e O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho. Diego Medeiros examina fatores históricos, culturais, artísticos, socioeconômicos e políticos que consolidaram o estado como referência no cinema nacional e internacional. O livro reúne entrevistas com cineastas como Marcelo Gomes e Hilton Lacerda, além das produtoras Emilie Lesclaux e Rachel Ellis, compondo um panorama plural das formas de fazer cinema no estado.
Para o autor, a publicação representa uma síntese de anos de pesquisa e experiência prática no setor. “O cinema pernambucano é de resistência, persistência e pioneirismo e o livro retrata esse ecossistema fértil, expansivo, múltiplo e vencedor de prêmios e reconhecimento — um case de sucesso a ser conhecido e estudado”, afirma Medeiros. Hilton Lacerda reforça a relevância da obra ao defini-la como “um livro muito importante, que salvaguarda a memória do cinema a partir de uma outra plataforma, o texto”.
O lançamento acontece em um momento de alta visibilidade para o cinema brasileiro, marcado pelo Oscar de Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, pelo Urso de Prata de O Último Azul e pelas quatro premiações de O Agente Secreto em Cannes. “Estou muito feliz com o lançamento do livro no Festival de Cinema de Gramado, que é um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil e lançar o livro neste templo do cinema é incrível. O livro será lançado junto da coletiva de imprensa de ‘O Último Azul’, que é um filme lindo, profundo e potente de Gabriel Mascaro, que é um diretor extraordinário e que conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim. É uma honra para mim participar desse momento único do cinema Brasileiro e ainda mais sendo o filme de abertura do festival”, afirma Diego Medeiros.
Serviço:
Lançamento do livro A Potência do Cinema Pernambucano
📅 16 de agosto de 2025, às 11h
📍 Festival de Cinema de Gramado – após coletiva de imprensa de O Último Azul