Obra da Cepe investiga influências anglófonas na poesia do modernista pernambucano e será lançada na Academia Pernambucana de Letras
A Cepe Editora lança nesta sexta-feira (23), no Recife, o livro Afinidades anglófonas em Manuel Bandeira, da escritora Flávia Jardim Ferraz Goyanna. A obra analisa a influência de poetas de língua inglesa na produção literária de Manuel Bandeira, um dos principais nomes do modernismo brasileiro. O lançamento acontece a partir das 19h30, na Academia Pernambucana de Letras (APL), e contará com um bate-papo entre a autora e a escritora Andrea Ferraz.
Resultado de um trabalho acadêmico desenvolvido em Londres, o livro integra o catálogo de Ensaios da Cepe e se dedica a investigar as relações de Manuel Bandeira com a tradição literária anglófona, especialmente com o Romantismo inglês. Entre os autores analisados estão John Keats, William Butler Yeats e e.e. cummings, poetas que dialogam, em diferentes níveis, com a sensibilidade e a construção estética do escritor pernambucano.
A autora destaca a relevância de John Keats na formação literária de Bandeira, influência reconhecida pelo próprio poeta brasileiro. “meus poetas prediletos? É muito fácil responder a esta pergunta. Depende da hora, das circunstâncias. (...) na Inglaterra, entre os românticos, Keats, entre os modernos, talvez Yeats.”, escreveu Manuel Bandeira na Reportagem Literária de Paulo Mendes Campos, trecho citado no livro e analisado à luz de sua obra poética.
Esta não é a primeira vez que Flávia Jardim Ferraz Goyanna se dedica ao estudo de Manuel Bandeira. Em 1991, ela defendeu a dissertação O Lirismo Anti-Romântico em Manuel Bandeira, na Universidade Federal de Pernambuco, trabalho que lhe rendeu o Prêmio Joel Pontes de Ensaio. No ano seguinte, já em Londres, amadureceu a proposta de investigar o poeta brasileiro como leitor e tradutor da tradição poética anglófona, perspectiva que estrutura o livro agora lançado.
Segundo o jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes, a obra oferece um novo olhar sobre um autor amplamente estudado. “Largamente estudada, a produção de Manuel Bandeira é vista neste livro sob outro ponto de vista: a de um modernista singular que, para além das influências das vanguardas europeias, dialogou bastante com os autores britânicos e americanos — como tradutor e leitor. A partir dessa relação do poeta com a tradição anglófona — igualmente moderna, mas menos tomada pelos movimentos de ruptura —, Flávia Jardim Ferraz Goyanna aponta as particularidades de Bandeira, revolucionário com um olhar carinhoso para o passado, talvez mais interessado na recriação do que na fissura”.
Serviço
Lançamento do livro Afinidades anglófonas em Manuel Bandeira
Data: 23 de janeiro de 2023
Horário: 19h30
Local: Academia Pernambucana de Letras
Endereço: Av. Rui Barbosa, 1596, Graças – Recife
Preço: R$ 60,00 (impresso)

