A LMA Empreendimentos lançou recentemente um empreendimento em Casa Forte, tem mais dois prontos e tem a projeção de apresentar mais três imóveis ao mercado em 2020. Leonardo Albuquerque, presidente da construtora, acredita no aquecimento do setor para o próximo ano.
"Estamos percebendo o descolamento da economia em relação a politica. É bem evidente. Isso pra a gente é fundamental. Os maus humores da politica tem refletido menos na economia. O crescimento da Bolsa de Valores, a inflação baixa e a taxa Selic reduzida são alguns sinais importantes do mercado. Precisamos ainda incentivar mais financiamento bancário no setor de construção civil, já que é uma das grandes alavancadoras da geração de empregos", avalia o empresário.
.
Ele afirma que em São Paulo, o Índice de Velocidade de Vendas (IVV) já acelerou no mês de setembro, um sinal esperado para o Recife no próximo ano. Segundo o estudo da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), as vendas de imóveis no país apresentaram aumento de 16% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018.
Leonardo lembra que no Recife aconteceram poucos lançamentos nos últimos anos, devido ao estoque muito alto. Mas esse estoque vem em queda, pela falta de novos imóveis no mercado. "Não aconteceram muitos lançamentos recentes porque a demanda ainda estava reticente em fazer compromisso em longo prazo, pelo medo do desemprego, mas entendemos que existe demanda gigantesca de compra de imóvel. E estamos vendo de forma sistemática a melhoria que está havendo no mercado".