--> Longa "Por Trás da Linha de Escudos" (PE) ganha sessão esta quinta (21) no 50º Festival de Brasília - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Longa "Por Trás da Linha de Escudos" (PE) ganha sessão esta quinta (21) no 50º Festival de Brasília

Revista algomais

“Por Trás da Linha de Escudos” ganha segunda exibição em festivais, após participação no CachoeiraDoc 2017 na Bahia, durante a competição oficial do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com sessão nesta quinta-feira (21/09). Documentário pernambucano propõe reflexões ao acompanhar a rotina de uma unidade policial no Recife treinada para reprimir distúrbios sociais

O que move policiais a fazerem parte do Batalhão de Choque? As soldadas e os soldados experimentam algum tipo de conflito ao reprimirem a população? Remontando últimos desdobramentos da política brasileira em plena ebulição, com o impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e o Movimento Ocupe Estelita, “Por Trás da Linha de Escudos” busca respostas para essas e outras perguntas em documentário que acaba de iniciar um circuito pelos principais festivais de cinema no Brasil.

Agenda TGI

Sob uma estratégia de alto risco, o diretor Marcelo Pedroso e sua equipe avançam sobre o dia a dia e a intimidade do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) da Polícia Militar de Pernambuco, expondo a rotina, as vivências e o pensamento de uma corporação de perfil repressor e violento, moldada para controlar e dispersar variados distúrbios civis (protestos, manifestações, rebeliões e reintegrações de posse) em massa.

Entre as táticas da organização, estão o uso de armas, em princípio não-letais, como gás lacrimogêneo, balas de borracha, além do alinhamento do pelotão com escudos. “’Por Trás da linha de Escudos’ é bem heterogêneo. Dialoga com diversos procedimentos das práticas documentais. Há trechos observacionais, entrevistas, performances. Não há uma filiação específica. Acho que os filmes que mais apareciam no horizonte de referências são as obras de Rithy Panh e Avi Mograbi”, comenta Marcelo Pedroso, diretor e roteirista do longa.

Operando um olhar sobre a vida no batalhão, mediante o registro de treinamentos e algumas operações, o filme também mostra a interação do diretor e da equipe com o rigor da polícia militar brasileira e a tentativa de não se deixar capturar pela ambiguidade desses encontros. “Como militante com participação em alguns movimentos sociais, eu havia tido alguns contatos com o Choque em situações de rua, de combate. Neste filme, a tentativa era de encontrar as soldadas e soldados fora de um contexto de enfrentamento e ver o que poderia surgir do contato”, explica Pedroso.

As filmagens de “Por Trás da Linha de Escudo” ocorreram entre os meses de agosto e setembro de 2016. O filme é viabilizado com recursos do 8° Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco-Funcultura do Governo de Pernambuco e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Ancine e BRDE através do acordo de arranjos regionais. A produção é de Kika Latache e Lívia de Melo, com direção de produção e pesquisa de Ariana Gondim, fotografia de Luis Henrique Leal, som direto de Rafael Travassos, e direção de arte de Carlota Pereira.

Sobre Marcelo Pedroso

Diretor e roteirista, Marcelo Pedroso é um realizador pernambucano. Dirigiu os longas-metragens “Brasil S/A”, “Pacific” e “KFZ-1348”, este em parceria com Gabriel Mascaro. Lançado em 2009, “Pacific” circulou por mais de 30 festivais de cinema brasileiros e estrangeiros, além de integrar espaços como a Bienal de São Paulo e o Panorama Contemporâneo de Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo.

“Brasil S/A” teve estreia brasileira no 47° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e estreia internacional no 65° Festival de Berlim. O filme foi distribuído gratuitamente também em mais de 100 cineclubes e 1 mil escolas públicas em Pernambuco, acompanhado por livreto e vídeos pedagógicos a fim de fomentar debates.

Entre os curtas-metragens, destacam-se “Em trânsito” (melhor curta no Janela Internacional de Cinema de Recife e Mostra do Filme Livre) e “Câmara Escura” (melhor curta no Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, classificatório para o Oscar). Doutorando em cinema, Pedroso dedica-se também a atividades pedagógicas, realizando cursos e oficinais por todo o Brasil.

SERVIÇO:

Por Trás da Linha de Escudos
(Brasil, Doc, 95 min, 2017)
Dirigido por Marcelo Pedroso

Seleção oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro:
21 de setembro | 20h no Teatro da Praça, Taguatinga
21 de setembro | 21h no Cine Brasília
22 de setembro | 11h no Centro Cultural Brasil 21
22 de setembro | 15h no Museu Nacional da República

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon