Maestro Rafael Garcia é homenageado com o Requiem de Mozart - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Maestro Rafael Garcia é homenageado com o Requiem de Mozart

Revista algomais

Orquestra Jovem de Pernambuco e grandes solistas irão farão a apresentação no dia 01 de novembro na Igreja Matriz da Boa Vista (Foto: Flora Pimentel)

Nesta terça, 01 de novembro, às 20h, na Igreja Matriz da Boa Vista (Praça Maciel Pinheiro) se realizará um Concerto Homenagem pela passagem do primeiro ano da morte do Maestro Rafael Garcia, o maestro que elevou o nível da música clássica no Nordeste. 

Agenda TGI

Será apresentado em sua homenagem o Requiem em ré menor, KV 626 de Wolfgang Amadeus Mozart, última obra do compositor. Como se sabe, Mozart não estava no melhor estado de espírito quando recebeu encomenda anônima para compor uma Missa de Requiem. Sua saúde estava se deteriorando e ele acreditava que estava escrevendo o Réquiem para si próprio. Não chegou a terminar a obra, sendo a última parte escrita por ele o belíssimo Lacrimosa. O Requiem foi então terminado por seu aluno Franz Süssmayr.

Participam deste grande concerto Nadja Sousa, soprano. Bacharel em Música/Canto (UFPE) é Mestre e Doutora em Fonoaudiologia (PUC-SP), com período sanduíche na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt am Main (Alemanha). Premiada em diversos concursos nacionais, participou com destaque na cena lírica de São Paulo. Foi solista do Requiem (W.A. Mozart) sob a batuta do saudoso maestro ora homenageado, Rafael Garcia. É docente na Faculdade Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (FSTBNB). Virginia Cavalcanti, contralto. Bacharel em Canto pela UFPE, e Mestre em Práticas Interpretativas dos séculos XX e XXI pela UFRN, é professora de Canto e Dicção da UFPE, venceu o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão (2005) nos prêmios Júri Popular e Intérprete de Canção. Foi solista em diversos títulos do repertório tradicional de ópera e de concerto, como em Carmen (Carmen) de G. Bizet, Rigoletto (Maddalena) de G. Verdi, e Sinfonia no. 4 de G. Mahler. Destaque para Grande Missa Nordestina de Clóvis Pereira. Lucas Melo, tenor. Pernambucano, estudou no Conservatório de Música com Amarilis de Rebuá. Participa do meio operístico de Recife interpretando papeis como Cãnio, Turiddu, Dom Antônio e Caín. Participou da Ópera I Pagliacci junto a CIA de Ópera São Paulo. Foi 2º grande prêmio no 19º Concurso de Canto Maria Callas. Venceu o Concurso Internacional de Canto Linus Lerner. Matheus Alvarenga, barítono. Natural de Pernambuco, Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Pernambucano de Música. Em sua trajetória musical, foi solista no Messias de Händel (2017), Requiem de Mozart (2018), Nona Sinfonia de Beethoven (2020), entre outros. Colaborou com vários Maestros entre eles Gilson Celerino, Rolf Beck, Radu Pantea, Alex Klein, André dos Santos, Gregory Carreño. Participou de festivais como Academia de Canto em Trancoso e FEMUSC. Ensemble Vocal Cantamus, coro de câmara recifense especializado em música sacra. Fundado em 2015, o grupo vem se destacando pelo seu notável desempenho musical e vocal, tendo produzido desde então concertos de destaque no cenário musical local. Dentre as obras já apresentadas integralmente pelo Ensemble, merece especial menção a Paixão segundo São João de Johann Sebastian Bach. Organista e compositor, Gílson Celerino é o diretor artístico e regente do Ensemble Vocal Cantamus. Estudou órgão e regência na Escola Superior de Música, Teatro e Mídia de Hanôver (Hochschule für Musik, Theater und Medien Hannover), pela qual se graduou em Música Sacra (Kirchenmusik). Atualmente é discente de Licenciatura em Música na Universidade Federal de Pernambuco.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon