--> Mais Vida nos Morros caminha até Brasília Teimosa - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Mais Vida nos Morros caminha até Brasília Teimosa

Revista algomais

Ontem (15), um grupo de caminhantes guiados por Francisco Cunha saiu da sede da Secretaria Executiva de Inovação Urbana até Brasília Teimosa, a convite secretário Tullio Ponzi. O motivo da caminhada é que nos próximos oito meses o bairro receberá uma edição especial do Programa Mais Vida nos Morros, o “Mais Vida Teimosa”, que vai transformar a tradicional comunidade pesqueira num grande laboratório de inovação e experimentações urbanas a partir do engajamento e protagonismo dos próprios moradores.

A caminhada foi uma ótima oportunidade para conhecer Brasília Teimosa a pé, apreciar as diversas paisagens e adquirir novas informações sobre alguns pontos históricos da cidade contadas pelo arquiteto e urbanista Francisco Cunha, ao longo de todo o trajeto. “O recifense pode e deve conhecer melhor a sua cidade, especialmente as nossas comunidades, e caminhar é uma excelente forma de fazer isso. Hoje mesmo um grupo de fotógrafos subiu os morros de Beberibe e Vasco da Gama, nos locais onde o Mais Vida nos Morros esteve, para conhecer e fotografar as áreas. Acredito muito que as ações do programa podem estimular uma nova dinâmica socioeconômica no Recife”, disse Tullio.

Agenda TGI

O grupo de caminhantes também pode assistir à apresentação do secretário Tullio Ponzi sobre o Mais Vida nos Morros e a do arquiteto e urbanista Francisco Cunha sobre o percurso escolhido e a importância de se caminhar pela cidade. Na ocasião foi servido um café da manhã sustentável - prática ensinada nos morros recifenses pelo programa-, que utiliza alimentos que normalmente são jogados no lixo e transforma-os em uma deliciosa receita, como a casca da banana que virou um antepasto; o talo da couve e casca da cenoura que deu origem a uma torta; e a casca do abacaxi no qual se fez um chá.

O roteiro teve como ponto de partida Rua da Aurora e seguiu pela Ponte do Limoeiro, Cais do Apolo, Boulevard Rio Branco, Praça do Marco Zero, travessia de barco para o Parque das Esculturas, arrecifes, Barreta, Avenida Brasília Formosa até o tradicional Bar do Peixe onde houve a apresentação cultural do grupo Sereias Teimosas, formado por mulheres da terceira idade que adoram se reunir para dançar.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon