Mantenha o bem-estar e a qualidade vida durante e após o tratamento do câncer de mama - Revista Algomais - a revista de Pernambuco
Fitness e Wellness

Fitness e Wellness

Jademilson Silva

Mantenha o bem-estar e a qualidade vida durante e após o tratamento do câncer de mama

"Cuidar de si mesma é um ato de amor que pode transformar a experiência com o câncer em um caminho de resiliência e esperança", diz a médica Natascha Fox - Foto: Manuela Arruda

Em homenagem ao Outubro Rosa, a médica Natascha Fox fala sobre a relação entre o câncer de mama e a qualidade de vida das mulheres. A especialista ressalta a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do suporte emocional no enfrentamento da doença. Ao refletir sobre esses aspectos, Natascha Fox busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de uma abordagem integral na luta contra o câncer de mama.

Embora seja uma das neoplasias mais comuns entre mulheres, o câncer de mama tem cura. Quando detectado no início, o índice de sucesso com o tratamento é superior a 90%. Ou seja, a detecção precoce e o tratamento adequado podem aumentar significativamente as taxas de sobrevivência. Por isso, todo cuidado é pouco!

O primeiro passo é fazer, periodicamente, os exames de rotina. Ao primeiro sinal de incômodo ou caroço, procure um médico. O diagnóstico geralmente envolve exames clínicos, mamografias e biópsias, permitindo identificar a doença em estágios iniciais. Manter a qualidade de vida durante e após o tratamento é essencial. Dentre as estratégias que podem ajudar no enfrentamento da doença estão:

  • Alimentação Saudável: Uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, pode fortalecer o sistema imunológico e ajudar na recuperação. Evitar alimentos processados e ricos em açúcar também é essencial.
  • Exercício Regular: a atividade física moderada, como caminhadas ou ioga, pode melhorar o humor, aumentar a energia e ajudar na gestão dos efeitos colaterais dos tratamentos. A prática regular de exercícios também é associada a uma menor recorrência da doença.
  • Apoio Emocional: participar de grupos de apoio ou terapias pode proporcionar um espaço seguro para compartilhar experiências e sentimentos. O suporte emocional é fundamental para lidar com o estresse e a ansiedade, que podem surgir em consequência do acometimento da doença.
  • Rotina de Cuidados: estabelecer uma rotina de cuidados pessoais, que inclua momentos de lazer e autocuidado, pode promover um senso de bem-estar e tranquilidade. Técnicas de relaxamento, como meditação e respiração profunda, são eficazes para reduzir a tensão.
  • Acompanhamento Médico: consultas regulares com médicos e especialistas são essenciais para monitorar a saúde e ajustar tratamentos, caso necessário. A comunicação aberta com a equipe de saúde garante que as necessidades e preocupações sejam abordadas.

Cuidar de si mesma é um ato de amor que pode transformar a experiência com o câncer em um caminho de resiliência e esperança.


Campanha da Dermafeme, no Outubro Rosa, divulgará conteúdos educativos, ao longo deste mês, nas redes sociais do Instituto Protea, da VP da Cimed, Karla Felmanas, e da atriz e apresentadora Ana Furtado, embaixadora do Protea

A Farmacêutica Cimed anuncia a campanha de conscientização sobre o câncer de mama promovida pela marca Dermafeme, especializada em cuidados íntimos, em parceria com o Instituto Protea. A iniciativa integra as ações do Outubro Rosa e tem como objetivo apoiar o tratamento de mulheres de baixa renda diagnosticadas com câncer de mama, ampliando a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado. Para a campanha, parte das vendas do Kit Autocuidado Dermafeme - que consiste em uma caixa com dois sabonetes íntimos - será revertida em apoio ao Instituto Protea. Os recursos são destinados ao custeio de exames diagnósticos, consultas com mastologistas, cirurgias, quimioterapias e radioterapias. Desde sua fundação, o Protea já beneficiou quase 4 mil mulheres em todo o Brasil, com mais de 35 mil exames e consultas, além de 80 mil sessões de tratamento contra o câncer de mama. “Trabalhamos para promover acessibilidade, e é por isso que a parceria com o Instituto Protea faz tanto sentido para nós. O câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres brasileiras. Infelizmente, perdi minha mãe, Claudia Marques, para a doença, e engajar o tema virou um compromisso pessoal para mim", comenta Karla Felmanas, vice-presidente da Cimed.


Grandes mulheres contam com um forte aliado: o diagnóstico precoce

Para apoiar na conscientização sobre o câncer de mama, ao longo do mês de Outubro, estará no ar a campanha “É sempre hora de se cuidar” da Oncoclínicas&Co. A ação promove conteúdos informativos e estimula a realização de exames e consultas sempre em dia. Com ativações em redes sociais, ambientes físicos e anúncios nas grandes mídias, a iniciativa tem por objetivo incentivar o diagnóstico e tratamento precoce, aumentando assim as chances de cura. Para mais informações, acesse: https://cuidarsemlimites.com.br/outubro-rosa.


Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon