Já era esperada pelos agentes do mercado o fim do ciclo de queda na taxa básica de juros. O cenário de agravamento das tensões internacionais e de crise no Rio Grande do Sul, com expectativa de piora na inflação apontavam para o freio na tendência de queda que vinha marcando as últimas reuniões do Banco Central. A medida foi mal recebida por parte dos agentes econômicos, como a Confederação Nacional da Indústria, pois dificulta uma retomada mais célere da economia, reduzindo os incentivos para o investimento e para o consumo.
Em comunicado, o presidente da CNI, Ricardo Alban avaliou que “A manutenção do ritmo de corte na Selic seria o correto, pois contribuiria para mitigar o custo financeiro suportado pelas empresas e pelos consumidores, sem prejudicar o controle da inflação”.
Apesar da piora no cenário nacional e mundial, é importante lembrar que o Brasil tem a segunda maior taxa de juros reais do mundo, segundo levantamento do MoneyYou. Apenas a Rússia está na frente do País. Para o Brasil deixar o top dos 10 maiores juros do mundo, seria necessário reduzir muito ainda a Selic, o que não deve acontecer no curto prazo. Uma curiosidade é que em 2019, ainda antes da pandemia, mesmo com a inflação acima do patamar atual (4,31%), o Banco Central operou com uma taxa de juros média de 4,5%, menos que a metade da praticada hoje pelo BC. Naquele ano Campos Neto já estava à frente do Banco Central.
A inflação atual do País é de 3,96%. Apesar de ser crescente nos últimos meses, ela é a 15ª maior do mundo. A taxa de juros é a segunda.
Di2win leva sua expertise em IA para eventos internacionais
A Di2win, referência no segmento de hiperautomação no Processamento Inteligente de Documentos (IDP), vem se destacando no ambiente deeptech brasileiro, acumulando mais de 200 publicações científicas, 30 registros de propriedade intelectual e mais de 2 bilhões de documentos processados com sua tecnologia. Com base em sua vasta experiência e resultados, a empresa se prepara para compartilhar sua expertise em dois grandes eventos científicos internacionais, levando o conhecimento e a criação brasileira a novas fronteiras: o ICDAR (International Conference on Document Analysis and Recognition), de 30 de agosto a 4 de setembro, em Atenas, na Grécia, e o CVPR (Computer Vision and Pattern Recognition Conference), até a próxima sexta (21), em Seattle, nos Estados Unidos.
Rotadomar apoia São João da Moda2024, em Santa Cruz do Capibaribe
A marca pernambucana de moda Rotadomar é uma das apoiadoras do São João da Moda 2024, que será realizado no Pátio da Moda, no Parque Wellington Monteiro, durante seis dias, até 28 de junho, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado. Esta parceria reflete a forte ligação da marca com a cultura local e com a cidade, destacando a importância de fomentar o entretenimento, a cultura e a economia local durante este período festivo.
Arnaldo Xavier, CEO do Grupo-Rotadomar, do qual a rotadomar faz parte, ressalta a relevância desse apoio contínuo. “Este período é o segundo melhor em nossas vendas. Assim, para nós, é importante contribuir para a valorização da cultura e das nossas tradições, além de promover a movimentação da economia da cidade nesta época do ano”, comentou. A marca não só apoia a festa principal, mas também o Lounge da Moda, um espaço privativo onde o público pode curtir os shows em um ambiente exclusivo, com espaços instagramáveis e recepção de brindes. O espaço também contará com ativações da Hausport, marca de roupa esportiva do Grupo.
Comércio do Centro funciona normal sábado. Domingo e segunda, facultativo
O comércio do Centro do Recife funcionará normal, no final de semana, para movimentar as vendas de última hora do São João. No sábado (22), as lojas de rua abrirão as portas no horário comercial, das 8h às 18h. Alguns estabelecimentos poderão chegar a esticar o expediente. No domingo (23), véspera de São João, e segunda, dia 24, as lojas vão operar de forma facultativa e ficará a critério do lojista abrir ou não. Já os shoppings da Região Metropolitana do Recife (RMR) irão funcionar em horário especial.