Massagem medicinal: integração do corpo, emoções e espiritualidade para uma vida saudável – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Fitness e Wellness

Fitness e Wellness

Jademilson Silva

Massagem medicinal: integração do corpo, emoções e espiritualidade para uma vida saudável

Carlos Frederico Lima relata seu trabalho com massagem medicinal (holística)

ENTREVISTA

Você sabia que a massagem medicinal (chamada também de holística) é aliada na promoção da saúde e bem-estar? Nesta entrevista, o fisioterapeuta e especialista em acupuntura integrada Carlos Frederico Lima, revela os benefícios dessa prática terapêutica, as técnicas utilizadas e quem pode se beneficiar mais desses cuidados. Confira!

A massagem medicinal tem o propósito da reestruturação do corpo para o seu modo original de estar ou de ser. Através das massagens medicinais, é possível tratar o indivíduo de inúmeras patologias ou doenças. Muitas vezes, essas queixas, já estão alojadas profundamente no corpo do paciente. É comum estes pacientes chegarem ao consultório relatando dores de diversos tipos que já ocorrem há anos e muitas vezes décadas. Com poucos sessões de massagens medicinais, a condição da qual a pessoa reclamava pode sumir ou diminuir em uma grande porcentagem. A massagem medicinal não tem nada a ver com massagens de relaxamento, como o próprio nome diz. A massagem de relaxamento é utilizada somente para relaxar a pessoa, mas não tem em seu fundamento a reestruturação do corpo. Já as massagens medicinais têm como fundamento a reestruturação das fibras musculares, ossos e face. Uma vez reestruturados, a condição patológica da qual o paciente vem sofrendo será efetivamente tratada.

As massagens medicinais juntamente com outras modalidades medicinais naturais, tais como a acupuntura, a fitoterapia, o uso de óleos medicinais para dores agudas ou crônicas promovem a integração de tudo o que é natural para o benefício da saúde do ser humano. Uma vez que o corpo da pessoa esteja livre de contraturas musculares excessivas e desequilíbrios, esta mesma pessoa tende a lidar melhor com as suas emoções, com as pessoas que o cercam e é frequente a interação dessa pessoa com atividades da vida que promovem a saúde tal como uma boa alimentação, atividades físicas regulares e experiências que promovem a vida espiritual.

As técnicas mais comuns são as que podem modificar a estrutura do corpo do paciente. Entre elas estão: a Tui Na (massagem medicinal chinesa), Shiatsu (massagem medicinal Japonesa), massagem Ayurvédica (massagem medicinal indiana), entre outras. Vale ressaltar que estas massagens são utilizadas há centenas e centenas de anos no Oriente, com eficácia medicinal.

Essas massagens são indicadas para qualquer indivíduo, seja criança, adulto ou idoso, que através das modalidades medicinais tradicionais do ocidente, não estejam obtendo resultados satisfatórios. Exemplo disso, uma paciente que toma remédio há anos para tratar enxaqueca crônica e que através das massagens medicinais consegue obter resultados superiores aos dos remédios, liberando tensões que estão acumuladas há anos ou até mesmo décadas, em poucas sessões de tratamento. Tratamos demais estes tipos de condições diariamente, e com uma taxa de melhoria muito alta. Como cada pessoa é um ser único, é preciso avaliar com atenção o fundo da causa do problema a ser tratado, e adequar cuidadosamente as massagens às necessidades do paciente. Então, contra indicações basicamente não existem, se o profissional for realmente capacitado em entender como proceder em cada situação apresentada pelo paciente. Na verdade, as massagens medicinais podem contribuir em diversos casos de doenças, mas são minimamente utilizadas ainda pela população em geral. Em nossa cultura ocidental, recorremos sempre aos remédios farmacêuticos, mas esta realidade também vem mudando aos poucos, pois estamos passando por um processo de educação no qual estamos entendendo que é melhor buscar métodos naturais de cura e prevenção de doenças primeiro, assim descartando os nocivos efeitos colaterais que os medicamentos podem nos causar. Como vivi 18 anos nos Estados Unidos e muitos destes no principal centro de Medicina Integrada do Ocidente, que fica na cidade de San Diego, Califórnia, pude comprovar essa busca por métodos naturais de tratamento. Este é o futuro que também nos aguarda no Brasil, caso as pessoas acordem para esta realidade tão promissora para o nosso próprio bem-estar.

Staff do Hospice Palliative Center – San Diego – Califórnia/USA

Particularmente eu recomendo a massagem medicinal para qualquer pessoa que nunca teve um tratamento desses na vida, pois os relatos que temos de nossos pacientes são relatos que determinam um novo marco na saúde individual. Para que você entenda melhor do que estou falando, imagine uma pessoa que vem sofrendo com dores no corpo há mais de 10 anos, já tomou diversos tipos de medicamentos, já fez vários tipos de tratamentos sem uma eficácia razoável e que após iniciar o seu tratamento com massagens medicinais tem uma melhora extremamente eficaz nas queixas que ela tinha. As massagens medicinais, além de outras modalidades medicinais naturais comprovam o poder de possível cura e prevenção de doenças.


Lucas Clemente é instrutor de natação para concursos – Foto: Divulgação

O inverno chegou! Será que existem restrições para fazer natação com as temperaturas mais baixas? O prof. Lucas Clemente, que é personal trainer e treinador de natação, esclarece sobre o assunto. Acompanhe.

Para Lucas Clemente não há restrições para a prática de natação no inverno. Ele fornece alguns conselhos para o período após o treino na água.

“É bom tomar alguns cuidados quanto ao pós-aula, como se enrolar em uma toalha ou roupão, tomar um banho morno e trocar de roupas. Fora isso, a atividade em água fria traz diversos benefícios”, esclarece.

Lucas Clemente informa que nadar em água fria traz diversos benefícios, entre eles:

  • 1. Melhora a recuperação muscular, pois ela ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço nos músculos, trazendo uma recuperação mais rápida após o exercício.
  • 2. Fortalece o sistema imunológico.
  • 3. Estimula a queima de calorias.
  • 4. Aumenta a resistência e a capacidade respiratória.
  • 5. Estimula a liberação de endorfinas.

O treinador Lucas Clemente nos informa quando a natação é contraindicada no inverno.

“Em alguns casos, para pessoas com sinusite de repetição que não melhoram com tratamentos convencionais e pioram quando nadam. Vale lembrar que casos isolados de sinusite não são motivos para contraindicação da natação. Para quem tem rinite, é sempre importante a lavagem nasal após a atividade”, orienta.

O Brasil é o país mais atingido por raios; portanto, em casos de chuvas torrenciais, é recomendado suspender as atividades e se manter distante das piscinas.

Separamos a programação de algumas colônias de férias e espaços de diversão e lazer para pessoas de todas as idades neste mês de julho. Vale a pena mexer o corpo e a mente. Confira!


Este ano também haverá o curso gratuito on-line: “Férias com seus filho autista”
Fotos: Equipe de Comunicação do IDA

Estão abertas as inscrições gratuitas para a Colônia de Férias do Instituto do Autismo (IDA). O período para se inscrever já começou e vai até preencher todas as oito mil vagas inclusivas, voltadas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idade de dois a 17 anos. “Vamos realizar a maior colônia de férias para autistas do Brasil. É um momento que faz parte do nosso olhar de apoio às famílias, para dar um suporte maior durante o recesso escolar”, afirma o diretor geral do Instituto, Kadu Lins.

No ato da inscrição – que pode ser feita somente através do post que está fixado no instagram @institutodoautismo – é preciso escolher em qual turno a criança ou adolescente irá participar: pela manhã (das 8h30 até 11h30) ou pela tarde (13h30 às 16h30), sempre de segunda à sexta. A Colônia de férias começa já começou e vai até 26 de julho.

Outra novidade deste ano é que todas as famílias que colocarem seus filhos para participar da colônia do Instituto do Autismo terão direito de fazer a inscrição gratuita do curso online “Férias com seu Filho Autista”. “O curso vai ensinar como estimular as áreas cognitiva, motora, social e de comunicação, além de orientações para um planejamento de férias mais divertidas para a criança ou adolescente autista”, conta o diretor geral.


Interação e ludicidade na Colônia de férias da Escola Baby Mel – Foto: Divulgação

A Escola Baby Mel deu início a programação da sua Colônia de Férias de julho. Este ano, o tema é Quintal Brincante e promete uma programação de muitas atividades recreativas comandadas pelo educador e recreador infantil, Tio Lulão, e a educadora Jane Mendonça. A Colônia é voltada para as crianças com idade entre 02 e 08 anos.

Na programação, brincadeiras como queimado, cabo-de-guerra, esconde-esconde, corrida com obstáculos, caça ao tesouro, pula corda, corrida de saco e o mestre mandou. “A nossa ideia é sempre ser o mais lúdico possível. Fazer com que a criança interaja, corra, libere toda a sua energia longe das telas e eletrônicos”, comenta a diretora do espaço, Mônica Borges.

A Escola Baby Mel fica na Rua Dr. José de Goes, nº 123, no Parnamirim. Para mais informações, pode entrar em contato pelos telefones: (81) 9.9288.6272 ou 3441.9099.


Público também pode conferir a exposição “Floresta Irmã” – Foto: Ingreti Santos

Com o objetivo de ampliar os momentos de diversão e aprendizado em contato com a natureza da criançada, nas férias deste mês de julho o Parque Estadual Dois Irmãos funcionará todos os dias da semana, das 09h às 16h. O público pode visitar o Parque também às segundas-feiras e aproveitar a programação especial que inclui diversas atividades lúdicas, trilhas e passeios guiados com monitores.O público pode desfrutar dos espaços ao ar livre para realizar piqueniques, conferir a exposição “Floresta Irmã”, que fica em frente ao prédio administrativo, e observar os animais do zoológico do Parque

Os ingressos estão à venda por R$ 5 (entrada inteira) e R$ 2,50 (meia entrada). O acesso é gratuito para crianças até cinco anos. Pessoas a partir de 60 anos, estudantes portando a carteira estudantil, professores, pessoas com deficiência e, quando necessário, seu respectivo acompanhante, têm direito à meia entrada.


Crianças e adultos podem fazer a troca de livros – Foto: Divulgação

Com o objetivo de incentivar a leitura, acontece neste sábado (6), no stand montado no piso principal do Shopping ETC, mais uma edição gratuita da feira “Troca-Troca de Livros”, o evento vai ocorrer das 10h às 17h, e será especial de férias.

“É necessário que o interessado separe exemplares que estejam em bom estado de conservação para participar da experiência”, adianta Gildo Marcelino, coordenador de marketing do ETC. Ele acrescenta que o interessante da ação é que sempre tem opção de livros para todos os gostos e idades.

ESPETÁCULOS GRATUITOS

Tio Dodinho canta, brinca com as crianças e abre a sua caixa mágica para contar mais uma história e para a surpresa de todos será uma história de Circo. Com as crianças e com suas palavras mágicas, vários artistas de circo aparecem para animar ainda mais a apresentação.

A criançada participará de um show de mágica emocionante. Um espetáculo cheio de truques incríveis. Os pequenos poderão interagir com o mágico, aprender alguns truques e viver momentos encantadores que ficarão na memória.

Realizado pelo Grupo Nova Personagens, o espetáculo entra no mundo encantado das princesas. Um encontro entre Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida e Bela. Além de lembrar suas lindas histórias, elas terão uma missão: encontrar outra princesa com um dom muito especial. Com a ajuda da Fada Madrinha, uma nova princesa surgirá, como será? Só assistindo ao espetáculo para saber.

Para participar, basta se cadastrar no site do Shopping ETC e a cada inscrição a organização do Shopping ECT solicita um pacote de fraldas para adultos ou um kit de limpeza como doação à CUFA (Central Única das Favelas). Realize o cadastro AQUI


Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon