--> Medicina personalizada é tendência na área da saúde - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Medicina personalizada é tendência na área da saúde

Revista algomais

Cada indivíduo possui determinadas características em seu organismo e, nem sempre, um medicamento que traz efeitos satisfatórios para um, necessariamente trará para outro. Por isso, a oportunidade de optar por produtos preparados de forma personalizada, de acordo com receita prescrita por um médico de confiança, é vantajosa para o paciente. Além disso, os manipulados possuem um custo cerca de 50% mais baixo do que os industrializados, segundo o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP).

De acordo com Juliana Ponce, farmacêutica responsável pela Meta Manipulação, a manipulação também proporciona a vantagem de associar diversos remédios. “O médico prescreverá na receita o princípio ativo e a dosagem. Dessa forma, em alguns casos, é possível realizar a associação dos medicamentos para que o paciente não precise tomar diversas pílulas”, orienta. A profissional ressalta que cada medicamento é único, feito de maneira específica e só deve ser utilizado pela pessoa a quem está destinada a receita.

Agenda TGI

A forma farmacêutica se adequa e pode ser em cápsulas, sachês, gotas, creme, gel, entre outras. “Esse é mais um benefício da manipulação, oferecer alternativas para que o paciente possa administrar o remédio da forma que lhe for mais confortável”, relata Juliana. Os rótulos também são personalizados e neles constam todas as informações do paciente e do medicamento.

Juliana Ponce ainda salienta que é fundamental buscar uma farmácia magistral, também chamada de manipulação, que siga todas as normas previstas. “É importante observar se o estabelecimento está limpo e se possui um farmacêutico presente para prestar todo tipo de assistência necessária. A principal regra é oferecer um serviço de qualidade e garantir que o cliente receba o produto pontualmente, de acordo com o desejado e dentro de todas as normas de qualidade”, conclui a farmacêutica.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon