No dia 7 de abril foi comemorado o Dia Internacional da Saúde. E para auxiliar na conscientização dessa data, reforçando que a saúde nunca deve ser colocada em segundo plano, as médicas Dra Beatriz Maranhão, da Lucilo Maranhão Diagnósticos e Dra Camila Dornelas, da Clínica Vanità, elencam os principais exames que devem ser feitos para estar sempre com a saúde em dia. “Não apresentar qualquer sintoma não é sinônimo de estar saudável. É necessário verificar constantemente como está a saúde, e os exames de rotina são fundamentais para descobrir qualquer possível doença”, explica Dra Beatriz Maranhão.
Abaixo, as médicas elencam os principais exames:
Exame colesterol e triglicerídeos: o exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos deve ser anual, para prevenir as eventuais complicações de uma hipercolesterolemia tais como o infarto.
Mamografia: o exame de mamografia deve ser realizado anualmente em mulheres acima dos 40. “No entanto, se houver indicação clínica ou histórico de câncer de mama na família, a mulher pode começar a realizar antes dos 35”, afirma Dra Beatriz.
Controle da tireoide através das dosagens hormonais tireoidianas: as mulheres, após os 30 anos, têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireoide.
Autoexame da pele: “mesmo com o uso diário do protetor solar, o autoexame da pele ainda é a melhor prevenção ao câncer de pele. Dessa forma, de seis em seis meses deve-se prestar atenção na presença de manchas disformes e pintas escuras e na evolução das mesmas. Se houver alguma dúvida, é sempre recomendável consultar um dermatologista”, afirma Dra Camila.
Papanicolau: deve ser realizado regularmente, independente do histórico sexual, a partir dos 18 anos para a prevenção do câncer cervical. “Após os 30, devido a possibilidade maior de desenvolver miomas ou outras doenças do útero e ovário, o médico pode solicitar ultrassonografia transvaginal”, esclarece Beatriz.
PSA (livre e total): o exame é bastante utilizado no diagnóstico precoce do câncer de próstata e no seguimento da doença, pós-tratamento.
Exame de glicemia em jejum: trata-se de um exame de sangue que deve ser realizado com o paciente em jejum de pelo menos oito horas, para avaliar a existência de diabetes.
Densitometria óssea: “após a idade de 50 anos, ou ainda mais cedo dependendo do histórico familiar, é recomendável realizar o exame de densitometria óssea a cada dois anos para se prevenir da osteoporose,”, afirma Dra Beatriz.
Oftalmológico –Como medida preventiva, o ideal é fazer o exame ocular completo anualmente, pois desse jeito o oftalmologista poderá acompanhar com tranquilidade a evolução da saúde dos olhos.