Memórias de uma vida invisível: empregada doméstica recifense lança livro sobre 50 anos de trabalho e resistência - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Memórias de uma vida invisível: empregada doméstica recifense lança livro sobre 50 anos de trabalho e resistência

Revista algomais

Publicação com selo da Editora Mirada traz relatos de preconceito, superação e conquistas de Vera Lúcia da Silva, que encontrou na escrita uma forma de inspirar outras mulheres. Foto: Salatiel Cícero

Aos 61 anos, Vera Lúcia da Silva transforma sua trajetória como empregada doméstica em um relato poderoso. Em Espanador não tira poeira: memórias e aprendizados de uma empregada doméstica, a autora, mulher negra e moradora da periferia do Recife, expõe as dificuldades e injustiças do trabalho doméstico, desde os tempos em que começou a trabalhar aos 12 anos, até a conquista de uma aposentadoria que não a afastou da sua luta por dignidade. O livro, publicado com o selo da Editora Mirada, já está disponível para pré-venda por R$ 55,00 e pode ser adquirido via Pix no endereço espanador2024@gmail.com.

Agenda TGI

Criada no Engenho Palma, em Sirinhaém, Vera enfrentou humilhações, exploração e preconceito ao longo de sua vida profissional. Mesmo diante das dificuldades, investiu no futuro de suas filhas, que conquistaram carreiras acadêmicas e profissionais. Seu contato com o universo dos livros começou nos anos 1990, quando trabalhava na Biblioteca do CFCH da UFPE. Foi ali que conheceu a professora Wedna Galindo, com quem desenvolveu o projeto do livro. "A cada conversa, percebia que, mesmo sem ser plenamente consciente, Vera estava refletindo criticamente sobre sua própria trajetória e as condições de trabalho que vivenciava", destaca Wedna, doutora em Psicologia e coautora da obra.

O livro, dividido em cinco partes, aborda desde a infância de Vera até suas reflexões sobre dignidade e respeito no trabalho doméstico. O título remete a uma experiência de injustiça, quando foi acusada de não limpar móveis, sem saber que o espanador apenas espalhava a poeira. "Esse título é mais que uma lembrança, é uma metáfora para como sempre fomos tratadas: invisíveis e desvalorizadas", reflete Vera. A obra reforça a importância da valorização das trabalhadoras domésticas e a necessidade de políticas que garantam direitos a essas profissionais.

Serviço:
📖 Espanador não tira poeira: memórias e aprendizados de uma empregada doméstica
💰 Valor: R$ 55,00
📩 Compra via Pix: espanador2024@gmail.com

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon