Mesa de dissecação virtual em Realidade 3D é novidade na FPS - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Mesa de dissecação virtual em Realidade 3D é novidade na FPS

Revista algomais

Tecnologia mostra órgãos, efeitos da doença em um corpo humano e simula parto

A Anatomage Table promete revolucionar o ensino de anatomia na FPS, oferecendo uma experiência virtual única. Com visualização em 3D e capacidade de simular cirurgias, a mesa substitui o uso de cadáveres nas aulas, proporcionando uma abordagem inovadora e precisa. A FPS destaca-se como uma das poucas instituições no Brasil a adotar essa tecnologia, enriquecendo o aprendizado dos estudantes de saúde.

Agenda TGI

De acordo com o tutor do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde, Antonio Cavalcanti, a Anatomage apresenta um modelo detalhado do corpo humano, abrangendo sistemas musculoesquelético, visceral e neurológico, além de processos fisiológicos. O professor ressalta que essa tecnologia aprimora o processo de ensino e a parte didática das aulas. “Pela mesa digital é possível ver o funcionamento, com riqueza de detalhes, das veias, artérias e das camadas internas. Outra incrível função é exibir o movimento de expulsão do bebê do útero durante o parto, rastrear os efeitos da doença num corpo envelhecido e simular cirurgias. Isso enriquece a aula e o aprendizado”, disse Antonio. “Esse sistema traz modelos tridimensionais e melhora o nível de compreensão dos alunos em relação aos sistemas anatômicos, e os temas das aulas, que fazem parte do processo de informação básica do profissional”, acrescentou.

EXEMPLO PRÁTICO

Além de contribuir nas aulas, a mesa pode desempenhar um papel fundamental no diagnóstico médico. Após a realização de uma tomografia em um paciente, a Anatomage integra todas as imagens em um modelo tridimensional, que é então transferido para a mesa. Dessa forma, os médicos podem visualizar e manipular o corpo do paciente diretamente na tela, tocando na superfície. Os tutores da Faculdade Pernambucana de Saúde destacam que é possível selecionar as estruturas desejadas (pele, ossos, órgãos, vasos sanguíneos) e realizar cortes virtuais nos tecidos para uma exploração detalhada do corpo. Embora haja informações que ainda dependam de exames físicos, essa tecnologia amplia significativamente a quantidade de dados disponíveis para os médicos durante o diagnóstico.

PRATICIDADE

Originária do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, a Anatomage disponibiliza reproduções digitais precisas da anatomia humana real. A mesa, equipada com uma tela de 84 polegadas sensível ao toque, permite que os usuários realizem dissecções e estudem a anatomia do paciente com uma visualização foto realística extremamente precisa. Além disso, uma vantagem adicional é que a mesa pode ser inclinada para uma posição vertical, tornando-a ideal para demonstrações em sala de aula. “Ainda é possível gravar vídeos instrutivos com som, tirar print da tela para utilizar em provas ou palestras e transmitir as imagens da mesa em tempo real para diversas telas simultaneamente. O que seria muito bom para o EAD (Educação a Distância)”, concluiu Antonio Cavalcanti.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon