Millena amplia sua rede de lojas – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Millena amplia sua rede de lojas

Há três anos provavelmente poucos moradores da Região Metropolitana do Recife conheciam a Millena Móveis e Eletro. Nascida em Escada, há 24 anos, com uma presença até então mais forte no interior, a marca deu um salto justamente no momento em que a crise se acentuava no País.

Ao identificar uma oportunidade no seu setor, com o encolhimento e fechamento de alguns concorrentes, a empresa abriu em torno de 20 novas lojas, chegando pela primeira vez também aos shoppings centers. Com o crescimento em expansão, a empresa está também dobrando o tamanho do seu centro de distribuição e começa a entrar no mercado alagoano.

O casal Carlos Antônio Pereira e Cassiana Cristina Pereira começaram a trajetória da empresa com uma pequena loja de 3,5 metros x 15 metros, em Escada, na Zona da Mata Sul, com apenas R$ 8 mil de mercadorias. Hoje são 53 unidades, onde trabalham 1.032 funcionários. “No começo nós fazíamos tudo na empresa. Foi trabalhando muito que vimos a nossa marca crescer”, afirma Cassiana.

Mesmo diante da crise ainda forte no ano passado, em 2017 a Millena avançou 23% no faturamento em relação ao ano anterior. Para 2018, a projeção de crescimento é de 26%. “Éramos uma loja com atuação mais discreta no interior, que atendia o consumidor local. Há nove anos aconteceu o primeiro salto, quando vivemos um processo de profissionalização mais forte. Nos últimos três anos passamos por uma nova mudança de patamar. Hoje somos a segunda maior empresa no segmento em número de lojas e de faturamento, entre as marcas pernambucanas”, explica Carlos.

O momento de virada da empresa aconteceu quando grandes grupos do setor se fragilizaram com a crise econômica, inclusive com o fechamento de lojas. A Millena avançou justamente nessa fatia de mercado, deixada inclusive por empresas estrangeiras do setor de móveis e eletrodomésticos que encerraram sua atuação no País.

Carlos explica que a crise reduziu o fluxo de pessoas nas lojas e que os consumidores mudaram um pouco o padrão de compras (pagando cada vez menos à vista, por exemplo). Uma nova realidade que os desafiou a melhorar o atendimento para garantir o desempenho das suas lojas. Outra ação ousada foi o investimento em marketing. A empresa contratou a atriz global Fabiana Karla para impulsionar o recall da marca com publicidade em TV aberta. Além de realizar promoções e descontos para atrair a clientela, a cada trimestre a empresa realiza o sorteio de um caminhão de mercadorias.

EM ALAGOAS
A Milena está presente na Região Metropolitana do Recife, Agreste, Mata Norte, Litoral Sul e, principalmente, na Mata Sul, onde foi fundada. Mais recentemente foram abertas lojas em Alagoas, nas cidades e Maceió, Arapiraca, São Miguel e Palmeiras dos Índios. Ainda neste ano dois novos municípios receberão unidades da Millena (Rio Largo e União dos Palmares). Com três lojas em negociação no Estado vizinho, a marca deverá fechar o ano de 2019 com 10 unidades em operação no mercado alagoano, o novo foco da empresa.

Millena novidade na atuação da Millena foi o investimento em shoppings. Até então presente apenas em lojas de rua, principalmente nas periferias, a marca entrou no Tacaruna, Patteo Olinda e North Way, em Paulista. “Estamos ainda aprendendo a operação em shoppings”, comenta Carlos, que pretende em breve abrir unidades em dois outros centros de compras do Recife. Ao chegar nesse mercado, a empresa, que atende principalmente o público C e D, começa a ter uma clientela também do consumidor da classe B.
Outra novidade na infraestrutura da empresa é a ampliação do centro de distribuição, no município de Escada. O espaço crescerá dos 5 mil metros quadrados atuais para 10 mil metros quadrados, com possibilidade de chegar em breve até a 15 mil metros quadrados. O aporte para o crescimento é em torno de R$ 4 milhões.

Como o consumo de móveis e eletrodomésticos reduziu no País com a crise econômica, a empresa tem trabalhado para aumentar a eficiência dos seus colaboradores por meio de treinamentos. “Temos investido também em gestão e estamos fortalecendo a equipe de funcionários para aumentar a eficiência da operação. Temos percebido a maior conscientização de cada um com os propósitos da empresa”, afirma Carlos Pereira. Um engajamento que já apresenta resultado.

*Por Rafael Dantas, repórter da Algomais (rafael@algomais.com)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon