Missão Empresarial Do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE Intensifica Agenda Na China - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Missão empresarial do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE intensifica agenda na China

Revista Algomais

Após etapa no Japão, comitiva da 20ª Missão Empresarial Nordeste do Brasil chega a Shenzhen para conhecer centros de inovação e negócios

Após cumprir agenda em Tóquio, capital japonesa, a 20ª edição da Missão Empresarial Nordeste do Brasil ao Japão e à República Popular da China iniciou sua etapa em Shenzhen, importante polo chinês de tecnologia e inovação. A delegação, composta por 66 integrantes entre empresários, representantes de entidades de classe e dirigentes de instituições de Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, visitou o Shenzhen Open Innovation Lab (SZOIL), referência mundial no apoio a makers e empreendedores. A iniciativa conta com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Sesc PE, Senac PE e Sebrae/PE.

Durante a programação, a comitiva conheceu em detalhes o funcionamento do SZOIL, criado pela Maker Collider em parceria com a Associação da Indústria de Design de Shenzhen (SIDA). O espaço atua em áreas como desenvolvimento de Fab Labs, capacitação de empreendedores, oferta de serviços globais e integração com a cadeia industrial, permitindo que startups transformem protótipos em produção em escala. Desde 2015, o laboratório incubou mais de 100 projetos, dos quais mais de 25 receberam apoio financeiro da prefeitura de Shenzhen.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, a experiência foi enriquecedora e abre perspectivas de cooperação. “A visita foi uma experiência inspiradora. Acreditamos que há grande potencial de parceria entre o SZOIL e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, especialmente no incentivo ao empreendedorismo criativo, à prototipagem rápida e ao intercâmbio de boas práticas. Nosso objetivo é aproximar essas tecnologias e modelos para impulsionar a inovação das empresas pernambucanas. Ao voltar, vamos manter o diálogo através do Instituto de Ciência e Tecnologia do Senac PE. Foi um dia bastante produtivo para a missão”, afirmou.

A comitiva também visitou a Meituan, uma das maiores plataformas de serviços locais do mundo, que integra soluções de delivery, hotelaria, viagens, compras online, saúde e beleza, além de sistemas logísticos avançados com drones e robôs autônomos. Para Bernardo Peixoto, a experiência mostra como a integração tecnológica pode inspirar modelos de negócio no Brasil. “A experiência com a Meituan nos mostra como a combinação de tecnologia, integração de serviços e capacidade logística pode transformar mercados. Para nós, é uma oportunidade de compreender essas dinâmicas e pensar em soluções que fortaleçam o setor de comércio de bens e serviços no Brasil, aproximando nosso ecossistema de práticas globais e fomentando a inovação local”, destacou.

A missão segue em Shenzhen com visitas técnicas a empresas e instituições de destaque, como a Shenzhen Qianhai Energy, o Qianhai Cooling District, a Shenzhen Smart City e a Huawei. Posteriormente, o grupo seguirá para Pequim, onde participará de um seminário sobre oportunidades de investimentos e negócios no Nordeste, além de atividades culturais que incluem visitas à Muralha da China e à Cidade Proibida, fortalecendo o intercâmbio de experiências e a construção de parcerias estratégicas para o desenvolvimento do comércio e da inovação tecnológica no Brasil.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon