Monica Felts Assume Diretoria Científica Do CNPq E Reforça Agenda De Ciência E Inovação - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Monica Felts assume Diretoria Científica do CNPq e reforça agenda de ciência e inovação

A Diretoria Científica (DCTI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) passa a ser ocupada pela pesquisadora Monica Felts de La Roca Soares, que assume o cargo após a nomeação do professor Olival Freire Jr. para a presidência da instituição. Professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Felts teve seu nome chancelado pela ministra Luciana Santos.

Considerada uma das áreas centrais do CNPq, a DCTI é responsável por ações históricas de fomento à ciência no Brasil, como as chamadas Universal, de Produtividade e de Bolsas no País, além de iniciativas como o programa Conhecimento Brasil e editais em parceria com o Ministério da Saúde. A diretoria também coordena políticas de apoio a projetos de pesquisa, eventos científicos, intercâmbios acadêmicos, divulgação científica e acordos de cooperação nacional e internacional.

Para o presidente do CNPq, a escolha reforça a atuação estratégica da instituição. Segundo ele, "Monica Felts é uma pesquisadora de destaque, preenche os requisitos para assumir a DCTI e vai ser um importante reforço à atual diretoria", destacando ainda a "produtiva parceria" construída durante a passagem da pesquisadora pelo Ministério da Saúde.

Ao assumir o novo desafio, Felts afirma: "Assumo a Diretoria Científica do CNPq com a missão de contribuir com o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico no Brasil, pilares fundamentais para a soberania nacional. Nossa atuação será em diálogo constante com a comunidade científica e iremos trabalhar para a valorização da ciência e dos pesquisadores brasileiros".

Com trajetória acadêmica e institucional consolidada, Monica Felts é professora associada da UFPE, pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (INCT iCEIS) e bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Sua atuação reúne pesquisa interdisciplinar em tecnologia farmacêutica e biotecnologia, experiência internacional, passagem pela indústria farmacêutica e recente atuação na formulação de políticas públicas e na aceleração da transferência de tecnologia voltada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon