Mais uma montadora gigante está prestes a se instalar em Pernambuco. Desta vez é no setor de tratores. A maior fabricante de máquinas agrícolas da China, a AGF/YTO Group, assinou com a Prefeitura de Caruaru, Adepe e Governo do Estado, o termo para construção de um parque industrial na capital do Agreste.
Embora o investimento inicial anunciado pelo Governo do Estado tenha sido de 150 milhões de dólares, esse valor se refere apenas aos dois primeiros anos de construção. Ao todo, a companhia fará o aporte de 500 milhões de dólares em 5 anos. Traduzindo para os valores em reais de hoje, seria em torno de R$ 2,6 bilhões.
O empreendimento promete criar 3 mil empregos diretos, com expectativa de chegar até 10 mil. Quando estiver em operação, a empresa deverá produzir 1.000 tratores por mês. Atualmente, a corporação já produz 100 mil tratores por ano, dedicando 10% da sua produção para exportações para a Ásia, América Latina e Ásia. Com o investimento no Estado, a meta da YOT é de conquistar 20% do mercado brasileiro em uma década.
Alfredo Gonçalo, presidente do Conselho Administrativo da AGF
“A escolha por Caruaru, em Pernambuco, aconteceu pela recepção que nós tivemos para implantar a montadora. O município mostrou a logística que precisávamos. E vamos levar esses automóveis tratores para toda a América Latina, a partir daqui”.