A Mostra 14 de Dança, iniciativa independente da Qualquer um dos 2 Companhia que faz homenagem ao ex bailarino Ailton Marcus, traz em 2017 o tema “modos de (r) existir”, fazendo relações entre as produções em dança e sua representatividade diante do atual cenário político. Espaços formativos, como oficinas e mesas-redondas, junto a apresentações de experimentos cênicos de grupos locais e convidados formam a programação que acontece de 14 a 16 deste mês.
Durante esses três dias de atividades, a proposta é pensar sobre estratégias de sustentabilidade para as artes e instrumentalizar os artistas locais na área da economia criativa. André Vitor Brandão, integrante da companhia realizadora, explica que “a ideia deste ano é discutir outras maneiras de gestão econômica e simbólica dos grupos e processos artísticos que não estejam, necessariamente, apenas ligadas a editais. Pois, diante dos tempos em que vivemos de desmonte da cultura é necessário se reinventar para continuar existindo”.
Além desses espaços formativos, a mostra conta com a participação de artistas para apresentarem trechos de seus processos criativos que estão em andamento. “Nos interessa trazer à público a "coisa" ainda em construção, não estabelecida para que o público possa ver de perto como a montagem de um trabalho artístico acontece”, pontua Brandão.
Na quinta (14), será realizada uma “Vivência em Dança Contemporânea” com Lucas Valentim (Salvador-BA), das 09h às 12h, na Sala de Dança do Sesc Petrolina. Os interessados em participar podem fazer a inscrição no site da companhia (www.qqu2.livreh.com). Ao todo, estão disponíveis 20 vagas para essa vivência que misturam contato improvisação, técnicas de chão e deslocamentos em massa.
Toda a mostra segue o esquema pague quanto quiser, onde o público determina o valor dos ingressos, como também da inscrição nas atividades formativas. Essa sexta edição da Mostra 14 de Dança conta com o apoio cultural da TV Grande Rio, do Sesc Petrolina, da Abajur Soluções, do Café de Bule e da Virabólica Comunicação. Mais informações podem ser obtidas no telefone (87) 3866-7454.
PROGRAMAÇÃO - MOSTRA 14 DE DANÇA - MODOS DE (R) EXISTIR
Dia 14/12 - Quinta
09h às 12h – Sala de Dança: Vivência em Dança Contemporânea – Lucas Valentim (Salvador-BA)
15h às 16h – Galeria de Artes Ana das Carrancas: Palestra “Economia Criativa” – Minéya Helga (Recife-PE)
16h às 18h – Galeria de Artes Ana das Carrancas: Lançamento do Livro Eu vim da Ilha: o Samba de Veio como possibilidade de criação em dança contemporânea - Jailson Lima (Petrolina-PE)
19h às 22h – Teatro Dona Amélia: Trabalhos de grupos em processo - Cia Balançarte, Coletivo Incomum de Dança, Coletivo Trippé, Coletivo Experiment’Aí, Confraria 27, Qualquer um dos 2 Cia de Dança e NED – Núcleo de Estudos em dança (Petrolina-PE/Juazeiro-BA)
Dia 15/12 – Sexta
09h às 12h – Sala de Dança: Com (vivência) de Grupos – Lenira Rengel (Salvador-BA)
15h às 16h – Ruas no centro de Petrolina: Biju – Lucas Valentim (Salvador-BA)
16h às 18h – Teatro Dona Amélia: Mostra 2 Minutos para dança – Cia de Dança do Sesc (Petrolina-PE)
Dia 16/12 – Sábado
15h às 16h – Galeria de Artes Ana das Carrancas: Relançamento do filme “Este não é um documentário qualquer”
16h às 18h – Galeria de Artes Ana das Carrancas: Conversa de Boca Cheia “Modos de (r)existir: dança, economia e sustentabilidade” – Galiana Brasil (São Paulo-SP), Minéya Helga (Recife-PE), Lucas Valentim (Salvador-BA) e Lenira Rangel (Salvador-BA).
19h às 22h – Diversos locais no Sesc Petrolina: Experimentaço! - Adriano Paiva, Monique Paulino, Cintia Melo, Natália Agla, Thom Galiano e Dijma Darc (Petrolina-PE/Juazeiro-BA).
Oficina: Vivência em dança contemporânea
Ementa: Experimentações de princípios de movimentos que misturam contato improvisação, técnicas de chão e deslocamentos em massa. Parte da perspectiva de criação como processo de aprendizagem e enfatiza aspectos como autonomia e colaboração.