Mostra Canavial de Cinema começa na próxima semana - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Mostra Canavial de Cinema começa na próxima semana

Revista algomais

Um cinema a céu aberto, com filmes que retratam vivências e histórias semelhantes a de populações da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Há 9 edições, a Mostra Canavial de Cinema democratiza o acesso à Sétima Arte na região, ao mesmo tempo em que atua como vitrine para as produções audiovisuais locais. A edição 2022 vai desta terça-feira (25/01) até 11 de fevereiro, levando sessões e outras atividades gratuitas a oito cidades da Zona da Mata pernambucana.

A 9ª Mostra Canavial de Cinema apresenta um recorte curatorial assinado por Caio Dornelas, o idealizador do festival. Serão exibidos 13 curtas-metragens feitos na Zona da Mata Norte de Pernambuco nos últimos 10 anos. Obras produzidas por realizadores e realizadoras de audiovisual de cidades como Goiana, Carpina, São Vicente Férrer, Nazaré da Mata, entre outras, que trazem à tona temáticas históricas, sociais, políticas e culturais próprias da realidade da Mata Norte, sob o olhar crítico e poético das populações locais.

Agenda TGI

Os filmes serão apresentados em duas sessões, sendo uma por dia, sempre às 19h, em cada uma das oito cidades no circuito 2022 da Mostra - Condado (25 e 26/01), Goiana (27 e 28/01), Glória do Goitá (29 e 30/01), Paudalho (01 e 02/02), Nazaré da Mata (03 e 04/02), Carpina (05 e 06/02), São Vicente Férrer (08 e 09/02) e Vicência (10 e 11/02). As sessões ocorrem em espaços públicos e ao ar livre, como praças, comunidades rurais e ribeirinhas, trazendo o cinema para perto de populações carentes desse tipo de arte.

Reunindo Ficção, Documentário e Animação, a Mostra Canavial se debruça sobre registros de mestres, mestras e manifestações culturais da Mata Norte, além de conflitos sociais, de gênero, temáticas LGBTQIA+, entre outros temas ambientados na Zona da Mata. Após as sessões, a equipe da Mostra conduz um debate com os espectadores. “É um conjunto de filmes que traça um percurso de conquista de territórios e amadurecimento de um povo que vem se ocupando em contar suas histórias da forma mais honesta que pode”, defende Caio.

A programação audiovisual da Mostra Canavial de Cinema é gratuita, aberta ao público e acontece com incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e Governo de Pernambuco. As atividades acontecem com respeito aos protocolos de prevenção contra a gripe e Covid-19. Haverá distribuição de máscaras e álcool gel para o público e disponibilização de assentos respeitando regras de distanciamento social. A programação completa pode ser conferida no site www.mostracanavial.com.br.

SESSÃO ESPECIAL - Na abertura em Condado, neste 25/01, a Mostra Canavial escolheu um filme especial para dar início à edição 2022 - o curta “Da Boca da Noite à Barra do Dia”, do diretor Tiago Delácio, será exibido extraordinariamente na programação. Gravado na cidade, o filme saiu premiado no 54º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em dezembro passado. A obra foi eleita Melhor Filme pelo júri popular do festival e rendeu ainda o prêmio de Melhor Ator para o Mestre Marcelo, do Cavalo-Marinho de Condado.

PROGRAMAÇÃO PARALELA - Além das sessões, a Mostra Canavial conduz atividades formativas e um seminário que ajudam a fomentar a produção audiovisual na Mata Norte. Nesta 9ª edição, haverá a realização da Oficina Realização Rápida de Cinema Ligeiro em Condado (24, 25 e 26/01) e Paudalho (01 e 02/02), com público mobilizado localmente pela produção do festival. Já em Vicência (19 e 20/02), a Mostra culmina com o 9º Encontro do Arranjo Produtivo Local do Audiovisual, reunindo cineastas, produtores e realizadores de cinema da Zona da Mata Norte em palestras, debates e atividades culturais diversas.

Caio acredita que, desde o surgimento da Mostra Canavial, em 2011, a iniciativa ajudou a acelerar a produção cinematográfica na Zona da Mata nos últimos anos, sendo testemunha do surgimento de cineclubes e produtoras independentes, e ajudando a formar novos cineastas. “Muitos realizadores que assistiam à Mostra no início e participaram das oficinas, hoje exibem seus filmes na nossa programação. A linguagem cinematográfica é um instrumento de luta e de expressão que deve estar ao alcance de todos”, endossa.

SERVIÇO:

9ª Mostra Canavial de Cinema

De 25 de janeiro a 20 de fevereiro de 2022

Sessões de cinema gratuitas às 19h

Mais informações: www.mostracanavial.com.br / Instagram @mostracanavial

Programação por cidade:

- Condado: 25 e 26/01

Engenho Bonito - Associação de Trabalhadores Rurais do Assentamento Luiza Ferreira

- Goiana: 27 e 28/01

Praça da praia de Atapuz, em frente à Igreja de São Benedito

Glória do Goitá: 29 e 30/01

Sítio Malícia, em frente ao Museu do Cavalo Marinho do Mestre Zé de Bibi

Paudalho: 01 e 02/02

Distrito Rosarinho, em frente à Igreja do Rosário dos Pretos

Nazaré da Mata: 03 e 04/02

Assentamento Camarazal

Carpina: 05 e 06/02

Caraúba Torta, em frente à Escola São Joaquim

São Vicente Férrer: 08 e 09/02

Praça Severino Carneiro, em frente à biblioteca

Vicência: 10 e 11/02

Povoado de Angélicas, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosarinho

Vicência: 19 e 20/02

9º Encontro do Arranjo Produtivo Local do Audiovisual, voltado a cineastas, produtores e realizadores de audiovisual da Mata Norte

Programação audiovisual:

Sessão Especial (exclusivamente na abertura da Mostra, dia 25/01, em Condado)

“Da Boca da Noite à Barra do Dia”, de Tiago Delácio

Sessão “Do Canavial para o Mundo” (1º dia de cada cidade)

"Quando a chuva vem?", de Jefferson Batista

"Cambinda: Onde nada se ensina, tudo se aprende", de Enoo Miranda

"Painho e o Trem", de Mery Lemos

"Aracá", de Abiniel João Nascimento

"O Cine São Vicente", de Kleber Camelo

"Estrela Nazarena", de Luiz Felipe Sena

Sessão “Do Mundo para o Canavial” (2º dia de cada cidade)

"Maurício Soares, Baiana Rica", de Gabriela Monteiro

"Raphael e Nain", de Durval Cristóvão

"Mestra Cristina, Cultura o Tempo Todo", de André Pina

"Eu Sou Raiz", de Cíntia Lima e Lílian de Alcântara

"Solo", de Brunna Carvalho

"Geisiely com Y", de Mery Lemos

"O Que Se Memora", de Caio Dornelas e Ernesto Rodrigues

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon